Lula defende que se faça oposição apresentando propostas alternativas

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), relatou a visita que fez ao ex-presidente na tarde desta quinta-feira 3, junto com a presidente deposta, Dilma Rousseff, e disse que ele tem uma orientação muito clara sobre o que fazer para reagir ao atual governo, de Jair Bolsonaro: "que defendamos os direitos do povo".

gleisi lula

"O povo precisa de emprego, salário, renda", lembrou o líder petista a Gleisi e Dilma. "Nós tivemos uma votação expressiva, são 47 milhões de pessoas que votaram no Fernando Haddad [nas eleições de outubro], e esperam que nós façamos essa defesa", afirmou ainda o ex-presidente. Segundo Gleisi, Lula está "bem disposto fisicamente e politicamente".

"O que nós temos que fazer não é comprar briga, bater boca, mas defender os direitos do povo. Falar do nosso legado, daquilo que nós construímos durante 13 anos no Brasil e mostrar, com dados concretos, o que precisa ser feito para melhorar a vida da população. O povo precisa de emprego, salário, renda", declarou Gleisi.

"O Brasil precisa retomar o seu desenvolvimento, precisa de uma política consistente de crédito, de desenvolvimento da sua indústria, e é sobre isso que nós temos que nos preocupar", continuou. Segundo ela, Lula orientou ainda os parlamentares que estarão no Congresso nessa legislatura:

"Vocês precisam estar com as bancadas posicionadas para analisar todas as propostas que serão apresentadas e propor alternativas. Avaliar o cenário internacional, como o país está posicionado, e saber que nós vamos ser, sim, a voz da população brasileira na defesa dos seus interesses".

Questionada sobre as medidas iniciais do governo Bolsonaro que mais preocuparam o partido ou o ex-presidente, Gleisi citou o reajuste menor do salário mínimo (de R$ 1.006 para R$ 998 em 2019) e transferir para a mão dos ruralistas a responsabilidade de demarcar terras indígenas.

Fonte: Brasil247