Presidente da China cumprimenta Cuba pelo aniversário da Revolução

Xi Jinping parabeniza líderes cubanos pelo 60º aniversário da vitória da revolução

Xi

O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou calorosamente nesta terça-feira, pelo 60º aniversário da vitória da Revolução Cubana, Raúl Castro, primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, e Miguel Díaz-Canel, presidente do Conselho de Estado e Conselho de Ministros de Cuba, em nome do Partido Comunista da China (PCC) e do governo e povo chineses.

Na sua mensagem congratulatória a Raúl Castro, Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCC, disse que, sob a forte liderança do Partido Comunista de Cuba nos últimos 60 anos, o governo e o povo cubanos têm feito grandes êxitos com trabalho duro na causa da construção socialista, o que é altamente apreciado e parabenizado pelo PCC e o governo e o povo chineses.

As relações entre os dois partidos e dois países têm passado pelo teste de vicissitudes internacionais e alcançado resultados frutíferos, fazendo os dois lados bons amigos, bons camaradas e bons irmãos, notou Xi.

Xi disse que ele presta grande importância ao desenvolvimento da amizade China-Cuba e está disposto a trabalhar juntos com Raúl Castro para liderar as relações bilaterais a continuar marchando para frente.

Na sua mensagem a Díaz-Canel, Xi disse que o Partido Comunista de Cuba e o povo cubano estão se esforçando para modernizar e melhorar o sistema socialista do país, o que garantirá os novos desenvolvimentos na causa socialista de Cuba.

Xi mencionou a visita histórica de Díaz-Canel à China há um mês, durante a qual os dois líderes propuseram um projeto para as relações bilaterais na nova era, acrescentando que ele está disposto a dar as mãos a Díaz-Canel para o desenvolvimento contínuo das relações China-Cuba.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, também enviou uma mensagem congratulatória a Díaz-Canel nesta terça, dizendo que Cuba tem gozado de desenvolvimentos nacionais florescentes e entrará em um futuro mais brilhante.

Os dois países sempre se compreendem e apoiam mutuamente, impulsionado os laços bilaterais para um desenvolvimento abrangente e profundo, disse o premiê chinês.

Li também expressou a esperança de que, com os esforços conjuntos dos dois lados, a amizade tradicional bilateral continuará produzindo frutos.

Fonte: agência Xinhua