Morre a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (27), a ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, de 93 anos, mais conhecida como mãe Stella de Oxóssi. A ialorixá, uma das mais conhecidas no estado, estava internada desde o último dia 14 deste mês, no Hospital Incar, localizado no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, por causa de uma infecção. Para a deputada eleita Olívia Santana, a "Bahia perdeu uma figura de muita sabedoria".

Olivia e Mae Stella

A última vez que a sacerdotisa tinha sido internada foi em novembro de 2017, quando passou seis dias no Hospital da Bahia, em Salvador. Na ocasião, ela apresentava fortes dores de cabeça e hipertensão arterial.

Mãe Stella vivia com a companheira, Graziela Dhomini, na cidade de Nazaré, também no Recôncavo. Ela era sacerdotisa desde 1976 do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos candomblés mais tradicionais do Brasil, de nação nagô-ketu.

Graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina, em 2009, a ialorixá recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Em 2013, foi eleita imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB), ocupando a cadeira 33 (Poltrona Castro Alves), que era do professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro do mesmo ano. Foi a primeira vez que uma mãe-de-santo ocupou uma cadeira da entidade máxima da literatura baiana. Mãe Stella era autora de seis livros.

"Meu tempo é agora"

Através das redes sociais, a deputada estadual eleita Olívia Santana (PCdoB-BA) homenageou a  ialorixá e agradeceu o carinho que dela recebeu. Para Olívia, "a Bahia perdeu uma griot, uma figura de muita sabedoria".

Leia a íntegra da homenagem de Olívia Santana:

Mãe Salve, minha grande e querida Mãe Stella de Oxóssi! Vá em paz, levada nos braços do Tempo, do alto dos seus 93 anos. Dissestes há alguns anos atrás "Meu tempo é agora!", para orientar aqueles que se iniciam no Candomblé a respeitar a religião, seus ciclos suas etapas. Mas gosto de pensar nesta frase como uma afirmação poderosa, de vanguarda que caberia ser dita por ti diante dos desafios da vida, como yalorixá , mulher, liderança religiosa, escritora…

Obrigada pelo carinho, pela consideração que sempre demonstrou ter por mim. Obrigada por ter tido tanta força para lutar e realizar todas as obras sociais que marcam o Ilê Axé Opó Afonjá.

A Bahia perdeu uma griot, uma figura de muita sabedoria.

Axé!