Sigmaringa Seixas morre aos 74 anos e deixa um legado de altivez

Morreu nesta terça-feira (25) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o advogado e ex-deputado federal pelo Distrito Federal e constituinte Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, aos 74 anos. Ele sofria de leucemia.

Sigmaringa Seixas

Sigmaringa Seixas era identificado com a defesa dos direitos humanos. Foi filiado ao PMDB, ao PSDB e ao PT. O advogado atuou na defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo relativo ao tríplex no Guarujá (SP).

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, rememorou a atuação de Sigmaringa Seixas na OAB-DF, na Comissão Brasileira de Justiça e Paz e no Comitê Brasileiro de Anistia a época da ditadura cívico-militar, e classificou a trajetória de Sigmaringa de "memorável".

O ex-ministroda Justiça, Eugênio Aragão, publicou uma mensagem nas redes sociais onde afirma  que Seixas "sempre quis o melhor para todos que o cercavam. Politicamente nunca deixou a peteca cair. Era um combatente e teve um papel fundamental na transição da ditadura para o governo civil".

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ),destacou a trajetória de Seixas "em defesa da democracia e de presos políticos durante a Ditadura marca com altivez seu lado na História"e prestou solidariedade aos familiares, amigos e correligionários de advogado.

A deputada federal Érica Kokay (PT-DF) relembrou do amigo e companheiro de lutas. "Fez história na luta das liberdades democráticas e dos direitos humanos. Seguiremos firmes defendendo seus ideais de uma sociedade mais justa e igualitária. Sentiremos sua falta!", disse.

O vereador e ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) classificou Sigmaringa como "um amigo certo nas horas incertas".

O advogado de defesa do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento de  Sigmaringa Seixas. Para Zanin "ele deixa conosco muitas lições de vida e para a advocacia".

"Meus sentimentos a todos familiares e amigos de Sigmaringa Seixas, que nos deixou neste Natal. Deputado federal constituinte por mais de dois mandatos pelo PT e um incansável advogado defensor de nossos companheiros, um amigo certo das horas incertas", escreveu Suplicy.

Luiz Marinho, presidente do PT em São Paulo ex-prefeito de São Bernardo do Campo, também usou o Twitter para lamentar a morte do advogado.

"Acabamos de perder um dos grandes guerreiros da nossa trincheira: o companheiro Sigmaringa Seixas. Sig, que andava muito triste com golpe e as injustiças contra o presidente Lula, teve papel fundamental na redemocratização. Minha solidariedade à toda a família. Sig, presente!", disse Marinho.

Parlamentares de outros campos políticos também se solidarizaram. "Perdemos hoje um lutador pelos direitos individuais e coletivos e um defensor da democracia. Que Deus conforte o coração da família e amigos do deputado Sigmaringa Seixas", disse o senador Romero Jucá (MDB-RR).