Venezuela responde a provocações dos EUA sobre cooperação com a Rússia

Representante de Washington usou palavras agressivas.

Venezuela

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, respondeu as declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que criticou a cooperação militar entre a Rússia e a nação sul-americana. Em uma mensagem publicada no Twitter, o diplomata venezuelano considerou a manifestação de Pompeo como falta de respeito e cínica, ao mesmo tempo que recordou a presença de 800 bases militares dos Estados Unidos em 70 países.

Atualmente, 75 dos 107 programas dos Estados Unidos para o intercâmbio em matéria de segurança operam na América Latina, acrescentou o chanceler. O ataque do representante de Washington, que usou palavras agressivas, foi classificado por Jorge Arreaza como ingerência. “Se querem cooperar, levantem suas sanções contra a Venezuela”, escreveu o chanceler.

Segundo ele, os 50 milhões de pobres e as famílias sem acesso à saúde pública nos Estados Unidos poderiam sugerir destinos mais justos para o orçamento militar de mais de US$ 674 bilhões do governo norte-americano para 2019.

Por sua vez, o secretário de imprensa do presidente russo, Vladimir Putin, Dmitri Peskov, considerou como pouco diplomáticas as observações de Pompeo, informaram agências internacionais. “Isso é pouco diplomático (…) Consideramos esta afirmação como uma declaração absolutamente inapropriada”, assegurou o representante de Moscou, de acordo com o portal da televisão multinacional Telesur.

A informação é da Prensa Latina