CTMC conquista Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral

O Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC), localizado em Nova Olinda/CE, foi o grande vencedor do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral – 2018. A entrega do troféu aconteceu na última sexta-feira (072), dentro da programação do XV Seminário Nacional de APL de Base Mineral, em Natal/RN. A secretária da Secitece, Nágyla Drumond, recebeu a comenda durante a solenidade.

CTMC conquista Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral

O CTMC é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece, e é gerenciado pelo Instituto Centec. A unidade promove o beneficiamento e maior competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri. O “case” do CTMC foi inscrito no prêmio como iniciativa para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e inovadoras para o APL da Pedra Cariri.

O CTMC está contribuindo para agregação de valor à Pedra Cariri e desenvolvimento da região, reduzindo perdas e viabilizando a criação de novos produtos, como artesanatos e artefatos minerais, garantindo uma padronização para comercialização no mercado nacional e internacional.

Sobre o prêmio

O Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral – 2018 é voltado para agentes de mineração de pequeno e médio porte, organizados sob a forma de Arranjos Produtivos Locais (APLs), que, por esforço próprio ou em parceria/cooperação com entidades afins estabelecidas no Brasil, tenham logrado êxito na realização de métodos e técnicas cujos resultados apresentam ganhos ambientais, financeiros e de mercado.