Seminário da CTB debate o caráter de classe da mídia

"A Influência da Mídia sobre as Decisões Judiciais", foi um dos temas em debate no 3º Seminário Jurídico da CTB, em São Paulo, quando os jornalistas Luiz Nassif e Umberto Martins debateram o caráter de classe e a influência da mídias sobre as decisões judiciais e a luta política.

seminário juridico ctb - Foto: Reprodução CTB

 Nassif alertou sobre o clima instalado no Brasil. "Precisamos deixar claro a dicotomia instalada. Precisamos retomar o sentimento solidário e iniciar um processo que galvanize a crença e esperança de que podemos vencer esse período".

Segundo ele, é preciso dominar as questões que unam os diferentes campos. "A questão do setor produtivo é uma delas, destacando que a retomada do crescimento é interesse tanto dos empresários, como da classe trabalhadora que esse setor volte a crescer". E completa: "O movimento sindical tem as ferramentas e as informações para produzir conteúdo de interesse público e que pode fazer frente ao discurso de desmonte e de ódio que se instalou no Brasil".

Uma questão de classe

O jornalista e assessor da presidência da CTB, Umberto Martins, destacou o caráter de classe assumido pela mídia e sua interferência clara em decisões vitais para o país. A saber, a reforma trabalhista e a terceirização, por exemplo.

“O movimento não pode perder de vista a questão de classe da chamada grande mídia e o seu papel na disputa política e como ela atua e atuou contra os interesses da classe trabalhadora”, ressaltou. Ele também falou sobre os saldos do golpe e indicou que o golpe de 2016 a consagração de uma onda de ataques e também abriu portas para eleger um Congresso ainda mais conservador que o eleito em 2014 e levar ao Planalto Jair Bolsonaro”, alertou ele.

Os debatedores concordam que a mídia, que deu vazão ao discurso de ódio e de descrença que projetou figuras como Jair Bolsonaro, tornou invisível qualquer instituição ou movimento que se colocasse em oposição aos interesses dos setores mais conservadores.

Assista o debate: