Presidente chinês destaca multilateralismo em reunião com chefe da ONU

Ao se reunir com o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20) em Buenos Aires, Argentina, o presidente chinês Xi Jinping afirmou que a China sempre acreditou que o multilateralismo é o único caminho que melhor atende aos interesses das pessoas de todos os países.

Xi Jinping Guterres China ONU - Foto: Xinhua

"Não há melhor escolha para os países do mundo do que fortalecer a cooperação multilateral diante de incessantes desafios globais", disse Xi.

O presidente chinês disse que tem ponderado sobre como os países do mundo podem alcançar consultas conjuntas e benefícios comuns, harmonia em diversidade e cooperação para resultados em que todos ganham diante de uma variedade de interesses e preocupações, o que o levou a propor a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e a Iniciativa do Cinturão e Rota.

Não importa como a situação mude, disse Xi, a China defenderá o multilateralismo e apoiará a ONU a desempenhar um papel ainda maior. Ele acredita que a maioria dos países do mundo estará a favor do multilateralismo e destacou que o fortalecimento da cooperação com a ONU é uma prioridade diplomática consistente da China.

A China participará ativamente da 24ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, programada para dezembro na Polônia, e buscará um resultado abrangente e equilibrado, disse Xi.

Guterres disse esperar que a comunidade internacional esteja firmemente empenhada em promover o multilateralismo e permitir que o multilateralismo desempenhe seu papel. Segundo ele, a China sempre apoiou o multilateralismo e a cooperação internacional no combate à mudanças climática, além de outras áreas, e desempenhou um papel exemplar na implementação do Acordo de Paris, e que a ONU aprecia os esforços do lado chinês.

A China provou ser um pilar importante para o multilateralismo, disse o chefe da ONU. Segundo Guterres, a ONU espera que a China desempenhe um papel maior na promoção do comércio global, no combate à mudanças climática e na realização das Metas de Desenvolvimento Sustentável de 2030, disse ele.