Sem categoria

Henfil nas telas do cinema

A história do cartunista Henfil chega aos cinemas, na véspera da passagem dos 31 anos de sua despedida da vida, que ocorreu em 4 de janeiro de 1988 – uma vida curta, que durou menos de 44 anos (ele nasceu em 5 de fevereiro de 1944), mas o suficiente para deixar sua marca indelével no cartunismo, na arte da escrita e na determinação (e bom humor) da militância democrática, contra a ditadura de 1964 e pelas mais amplas liberdades.

Henfil - Ilustração de divulgação

Henfil e os personagens de seu traço rápido, econômico e elegante – os Fradins, Cumprido e Baixim, a Graúna. o bode Orelana, Zeferino, Ubaldo o Paranóico – toda a turma que ganhou vida nos traços renovadores do cartunista genial — são os personagens do documentário “Henfil”, da diretora Angela Zoé, que estréia neste sábado (1º), em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Teresina.

A estréia marca também o dia mundial de luta contra a AIDS (que se comemora em 1º de dezembro), a doença que tirou a vida de Henfil.

O documentário combina reflexões e depoimentos de pessoas, como Ziraldo, Jaguar, Sérgio Cabral ou Tárik de Souza, que conviveram com o artista, e cartunistas e desenhistas jovens, que não tiveram a mesma sorte mas tem forte influência de Henfil em seus trabalhos. E apresenta inúmeras imagens inéditas de filmes em Super 8, feitas pelo próprio Henfil, com cenas de suas viagens e de familiares como sua mãe Dona Maria e os irmãos Betinho, Chico Mário e Glorinha.

A origem do documentário, conta Angela Zoé, foi um desafio feito por um sobrinho do artista.

“Após ter produzido o documentário sobre o Betinho (‘Betinho, a Esperança Equilibrista’), estava na Documenta conversando com o Marcos de Souza, sobrinho do Henfil. Falávamos sobre o sucesso do filme quando ele me perguntou porque eu não fazia um doc sobre o Henfil. Me espantei, mas topei encarar este desafio (…) a partir daí comecei a pensar em como NÃO contar a vida do Henfil de uma forma careta, pois ele era muito divertido e livre. Contar uma história do berço ao túmulo seria o fim frente a tanta inquietação criativa. Então criei o dispositivo de aproximar gerações; a que viveu o Henfil e a que se encanta com o traço, a irreverência, os personagens e vai descobrindo brincando como ele era e quais suas motivações para criar”, explicou Angela (José Carlos Ruy, com informações da produtora Documenta Filmes).


Ficha técnica:

Henfil
Brasil (2017)
Direção: Angela Zoé
Roteirista: Angela Zoé, Gabriela Javier
Fotografia: Ane Hinds, André Monteiro, Isabela Fernandes, Guy Gonçalves, Maicon Barcelos
Produção Executiva: Hélio Pitanga, Monique Cruz e Pedro Pedreira

Assista o trailler;


 

Confira a programação das sessões da pré-estreia neste sábado (1º)
:
Rio de Janeiro: Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 – Botafogo) – 21h30

São Paulo: Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César) – 19h00

Belo Horizonte: Usiniminas Cinema Bela Artes (Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes) – 21h00

Brasília: BRASÍLIA: Espaço Itaú de Cinema (SGCV Sul, Lote 22 – Guará) – 21h00

Tersina: Cinemas Teresina (Avenida Raul Lopes, 1000 – Noivos) – 11h00