20º ConUMES acontece em dezembro

Em clima de resistência na defesa por uma educação pública, gratuita e de qualidade, a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas – UMES/Natal realiza nos dias 7 e 8 de dezembro no IFRN – São Gonçalo do Amarante o seu 20º Congresso.

Atos UMES Natal
Com o tema “Resistir hoje pela educação do Amanhã”, o 20º ConUMES – Congresso da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas visa reunir estudantes potiguares e militantes do movimento estudantil no estado para debater os principais problemas que afligem o dia-a-dia da estudantada norte-rio-grandense. Realizado a cada 2 anos, o 20º ConUMES irá reunir cerca de 300 delegados, delegadas, suplentes e observadores ao longo de dois dias com uma programação intensa de debates, rodas de conversas, painéis, apresentações culturais e a plenária final que irá eleger uma nova direção para a entidade.

A mesa de abertura que ocorre na sexta (7) à noite irá receber estudantes, representantes do poder público, personalidades, políticos e ex-diretores da entidade. Os debates seguem no sábado (8) com uma diversidade de temas relacionados a defesa da educação pública e de qualidade, pela garantia e manutenção do ensino técnico gratuito, pela valorização do Plano Nacional de Educação, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além disso, debater as políticas de lazer e cultura para a juventude, a luta contra a repressão e a lei da mordaça, o combate ao machismo, ao racismo e a LGTBfobia. Ainda mais, os estudantes debaterão o fortalecimento do Movimento Estudantil no estado e a luta contra o aumento das passagens e pelo passe livre.

E é por isso que a UMES/Natal convoca os estudantes secundaristas a se inscreverem e participarem do 20º ConUMES. Esse momento constituirá o pontapé inicial e fundamental para a juventude potiguar afirmar seus caminhos para ajudar o Rio Grande do Norte e o Brasil a resistir hoje pela educação do amanhã.

Em tempos de aprofundamento dos retrocessos na educação – iniciados pelo golpista Temer e que seguirá nos planos do fascista Bolsonaro – é mais do que fundamental que os estudantes debatam e unam-se contra a onda de ataques que está por vir nos próximos 4 anos. O primeiro embate já está posto. É preciso barrar a Lei da Mordaça (Escola sem partido) e garantir a liberdade de expressão para estudantes e professores em salas de aula. Precisamos assegurar escolas com pensamento livre, sem amarras e sem repressão.
 

Venha com a gente organizar a luta e fortalecer a UMES.

A Umes somos nós, nossa força, nossa voz!

#20ConUMES