UBM São Paulo: Mulheres debatem violência em campanha

Para lançar sua campanha estadual de combate a violência contra as mulheres, a União Brasileira de Mulheres (UBM) São Paulo realiza neste sábado (24) Seminário que tratará do tema, a partir das 9h00, na sede do Sintaema. Durante a campanha, serão realizadas atividades em 10 cidades espalhadas pelo estado.

21 Dias

Segundo a ONU, sete em cada 10 mulheres foram ou serão vítimas de violência durante a vida. A violência contra a mulher ocorre de diversas formas, desde o desmerecimento apenas pelo fato de ser do gênero feminino até a morte. Além de intencional, a violência por vezes é justificada por questões culturais e até mesmo religiosas. Por isso, anualmente mulheres do mundo todo se mobilizam em para reduzir esses dados e superar o machismo e todas as formas de violência que ferem os direitos humanos das mulheres.

No Brasil, campanha 21 dias de ativismo se inicia dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para destacar o racismo como violência na vida das mulheres negras, passa pelo dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e termina dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Para Mariana Venturini, presidenta da UBM São Paulo “A campanha dos 21 Dias é muito importante porque chama atenção da sociedade, em escala global, para um fenômeno que sempre existiu, mas que era invisibilizado ou menosprezado: a violência sexista contra as mulheres. Infelizmente, em todo o mundo as mulheres sofrem com a violência machista em suas múltiplas manifestações, sejam elas física, sexual, psicológica, patrimonial, moral, institucional etc. No Brasil, este ano, esta campanha ganha ainda mais importância, pois as mulheres brasileiras enfrentarão, sob a presidência de Jair Bolsonaro, um duro período de desmonte do Estado e das políticas públicas, e, ao mesmo tempo, a legitimação dos discursos de ódio e violência misógina a partir do próprio presidente, que possui um conhecido histórico de apologia à violência e agressões contra mulheres. No estado de São Paulo não é diferente: João Dória representa o desmonte das políticas públicas e a negação dos direitos das mulheres. Por isso, essa campanha vem para dizer que não aceitaremos retrocesso e que iremos lutar pela vida e pelos direitos das mulheres.”

O Seminário “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres" será realizado dia 24 de novembro, a partir das 9h00, na sede do Sintaema Av. Tiradentes 1323, São Paulo/SP, próximo ao Metrô Armênia.

Além do lançamento, a UBM São Paulo realizará atividades em mais 10 cidades: Santos, São Vicente, Guarujá, Embu das Artes, Mairiporã, Guarulhos, Santana de Parnaíba, São Paulo, Campinas e Americana.

Confira na Íntegra a programação do Seminário:

9h00 – Credenciamento do Seminário "21 dias de ativismo pelo fim da violência
contra a mulher"

9h30 – Painel 1_ O que é a violência contra a mulher?

O objetivo deste painel é mostrar de forma simples o que é a violência contra a mulher e dados deste fenômeno no Brasil, bem como apresentar a rede de proteção às vítimas de violência e os dispositivos da Lei Maria da Penha

Palestrantes:

Cláudia Rodrigues – Formada em Educação Física, especialista em gestão pública esportiva. Coordenou o Programa Segundo Tempo e o Programa Bolsa Atleta pelo Ministério do Esporte em São Paulo de 2005 a 2011. 1° mulher a presidir a UJS Cidade de São Paulo, foi doméstica dos 9 aos 18 anos. Atualmente trabalha na iniciativa privada e preside a UBM Cidade de São Paulo.

Raphaella Reis – Fundadora do escritório ORA – Oliveiras: Reis & Adas Advogados, com carreira voltada para a defesa dos direitos e interesses das mulheres e negros, tendo como principais áreas de atuação o Direito do Trabalho, o Direito do Consumidor e o Direito de Família. Membro da Rede Femijuris – Advocacia por Mulheres para Mulheres, e fundadora do Movimento AJA – Amigos da Jovem Advocacia. Também faz parte do Sindicato dos Advogados de São Paulo – SASP e do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes – MATI.

11h00 – Painel 2_Combater a violência machista em todas as suas manifestações

O objetivo deste painel é debater os desafios ao combate às violências contra as mulheres na nova realidade pós-eleições e o impacto das políticas de Temer e Bolsonaro nas políticas públicas voltadas às mulheres

Palestrantes:

Mariana Venturini – Graduada em filosofia (USP), mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia, vinculada ao Núcleo de Pesquisas de Gênero Pagu, ambos da Unicamp. Integrou o Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal de 2008 a 2012, eleita pela sociedade civil na cadeira de Jovens Feministas. Atualmente é Vice-presidenta Nacional da União Brasileira de Mulheres e preside a entidade no estado de São Paulo.

Samira Fares – Delegada de Polícia do Estado de São Paulo, Titular do 65ª Distrito Policial – Artur Alvim. Graduada em direito, e formada pela ACADEPOL – Academia da Polícia Civil, foi Delegada de Polícia Titular da 7ª Delegacia de Defesa da Mulher – Itaquera, de 2015 a 2017.Foi condecorada pelo Condepe (Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo) pela atuação em defesa dos direitos humanos, em 2012. Palestrante em diversos fóruns sobre os direitos da mulher e combate a violência de gênero.

13h00 – Boteco da UBM (COM FEIJOADA a R$10,00)
Comemoração dos 30 anos da entidade

UBM na #Resistência pela vida das mulheres, hoje e sempre!