Manuela d'Ávila: “Não há mal que dure para sempre”

A deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), encerrou, ao lado de Guilherme Boulos, a programação desta terça-feira (20) do Primeiro Fórum Mundial de Pensamento Crítico. Manuela disse que "nós temos um caminho: a mobilização, a rua e a luta". Boulos observou que enquanto a direita "globaliza o medo, nós globalizamos a esperança", e em resposta às ameaças de Bolsonaro, ele disse: "Nossa escolha não é prisão ou exílio, são as ruas do Brasil para resistir à tirania".

Manuela dAvila Boulos

Manuela e Boulos falaram na VIII Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais. Manuela D’Avila afirmou, esperançosa, que "não há mal que dure para sempre e não há inverno em que a primavera não vença, e os Fóruns Sociais Mundiais nos lembram disso. É por isso que a importância deste Primeiro Fórum do Pensamento Crítico ".

Manuela destacou que alguns intelectuais apontam que chegamos ao fim de tudo o que construímos com a Revolução Francesa e que não há mais espaço comum, nem a gramática comum que nos permitiu debater ideias juntos. "Muitos de vocês me param e me perguntam: 'Como o povo brasileiro, aquele povo extraordinário, feliz e generoso, gerou aquele monstro (Bolsonaro), esse neofascista?' Bem, não podemos imaginar que tudo veio do nada. O que a vida tem mostrado é que o espaço comum que compartilhamos com todas essas pessoas desapareceu. Nós não temos mais uma gramática comum. É por isso que as mentiras e o ódio crescem tão intensamente nesse outro espaço ", disse ele.

A parlamentar comunista explicou que "naquele espaço de montagem permanente (Internet) a direita foi organizada e construída suas verdades a partir de uma gramática não comum à nossa, baseada no ódio, na mentira, na ideia de que o comunismo é o inimigo universal ". Manuela afirmou que "o fim do segundo turno no Brasil deixou claro que os homens e mulheres do nosso espaço político são mais avançados do que uma boa parte dos líderes de nossos partidos. O povo superou suas diferenças, foi às ruas com humildade para ouvir críticas, mas com centralidade no que era mais importante: estar unido e mobilizado. Esse é o caminho do que será a resistência no Brasil: unidade e mobilização. Não é um momento de hegemonismo nem de falsos protagonismos".

Ao concluir sua fala, Manuela destacou: "Temos um caminho: a mobilização, a rua e a luta. Isso também explica a nossa derrota: a incapacidade de prever sua força e de ter priorizado a união das partes para superar e garantir um futuro melhor para o nosso povo. Nós não fizemos isso há um ano, vamos fazer isso daqui em diante. A primavera sempre supera o inverno ".

Esperança

Guilherme Boulos afirmou que "estamos em um momento difícil no mundo, na América Latina e, sobretudo, no Brasil. Com a eleição de Bolsonaro, ele ganhou a mais perversa das alianças. Uma aliança de economia ultraliberal que ataca os direitos, a aposentadoria dos trabalhadores, agora, vergonhosamente, criou as condições para remover mais de 8 mil médicos cubanos no Brasil […] O ultraliberalismo que ataca os mais pobres, privatiza tudo em aliança com o conservadorismo moral, que quer controlar os professores trazidos com o projeto infame 'Escolas sem partido', e que realmente é 'Escolas censura', 'Escolas da mordaça', e que o povo brasileiro não vai deixar passar.

"Alguns disseram ou pensaram que exageramos quando dissemos que Bolsonaro era um risco fascista. É necessário entender quem é Bolsonaro de suas próprias palavras. Alguém que defende a ditadura militar, que exalta os torturadores como heróis, alguém que diz, uma semana antes do segundo turno, que a oposição tivesse que escolher entre a prisão ou exílio. Dissemos a ele naquela ocasião e dizemos aqui novamente: "Bolsonaro, nossa escolha não é prisão ou exílio, são as ruas do Brasil para resistir à tirania", disse ele.

Boulos observou: "enquanto eles globalizam o medo, globalizamos a esperança. Enquanto eles globalizam o autoritarismo, nós globalizamos a resistência. Somos movidos pela convicção de que estamos no lado verdadeiro da história e que estamos lançando as bases do nosso futuro. Pela democracia, pelos nossos direitos, pela unidade dos povos da América Latina: até a vitória! ".

"Todos concordamos que o que aconteceu no Brasil é dada no contexto de um país que está passando por uma profunda crise econômica, uma crise que não é brasileiro, a crise de um sistema, a crise capitalista que assola o mundo e se materializa no Brasil de uma forma muito severa. Acho que também estamos chegando ao consenso de que o capitalismo não precisa mais do que resultados aparentemente "democráticos" para enfrentar sua crise. Isso levou ao caso Bolsonaro no Brasil. Uma crise do capitalismo que não precisa mais da democracia ou da máscara da democracia. Mas acho que há outro conjunto de questões que precisamos discutir ", disse ele.