Avança a constituição de um bloco de centro-esquerda na Câmara

A construção de uma frente ampla avança na Câmara e no Senado. PDT, PSB, PROS e PCdoB estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (21) para dar prosseguimento nas negociações de formação do bloco.

Bloco de esquerda - Reprodução da internet

Os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP), André Figueiredo (PDT-CE), Alessandro Molon (PSB-RJ) e Tadeu Alencar (PSB-PE), debateram com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) o cenário e a posição das legendas frente ao governo de Jair Bolsonaro.

Dino afirmou nas redes sociais que a conversa foi “boa” e que houve diálogo positivo sobre “desafios para o campo popular e sobre a formação de bloco parlamentar”.

Segundo o líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP), o encontro "foi excelente. Na pauta, o quadro político e estratégias para a Oposição ao governo Bolsonaro”.

O líder da bancada pedetista, André Figueiredo, relatou que o tom entre as lideranças foi de “construção de uma frente de esquerda que faça um novo modelo de oposição”. “Debatemos a união de partidos do campo democrático por projeto de desenvolvimento e união. A pauta aqui é o Brasil!”, disse.

Nesta quarta-feira haverá uma outra rodada de conversas, desta vez entre as fundações dos partidos. O encontro que acontecerá na sede do PDT, em Brasília, e no próximo dia 29 de novembro também será marcado com um ato político de lançamento da Frente Ampla e Democrática contra o Fascismo. Juntas essas agremiações somam 143 votos na Câmara.