Ex-ministro da Justiça de FHC diz que Moro no ministério é um 'desastre'

O ex-ministro e advogado criminalista José Carlos Dias classificou como "um desastre" a decisão de Sérgio Moro de aceitar ser ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro. "Eu confiava que ele fosse um juiz, mas não o é", disse ele em entrevista ao jornal Valor Econômico.

José Carlos Dias - Reprodução

Dias, que foi ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique, disse que Moro mostra sua parcialidade no julgamento dos casos da Lava Jato, principalmente nas ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para ele, todos os julgamentos de Moro passam por suspeição, e sua conduta pode ser questionada no que diz respeito à imparcialidade inerente a um juiz. "Além da condenação de Lula, Moro abriu o sigilo da delação do ex-ministro Antonio Palocci na véspera do primeiro turno da eleição. São comportamentos muito graves", disse Dias

O criminalista, que é declaradamente antipestista, chegou a dizer que "só Bolsonaro para me fazer votar no PT". Disse que o país corre o risco de passar por momentos difíceis com o governo Bolsonaro.

Dias afirma que a ascendência militar e as opiniões dadas por Bolsonaro durante a campanha estimularam divergências e ódio. "Sinto-me órfão de pátria", enfatizou.

Diante dessa ameaça à democracia, Dias se juntou a outros juristas, lideranças políticas e intelectuais para defender os preceitos constitucionais e a democracia.

"Nossa ideia é manter um grupo que fará uma permanente vigilância de possíveis violações aos direitos humanos, às garantias individuais", salientou Dias. "É o que nos resta agora: lutar e rezar", completa.