Requião ironiza Moro com projeto de 'Lei Ônix Lorenzoni' para perdoar caixa 2

Nesta quarta-feira (7), o senador Roberto Requião (MDB-PR) apresentou projeto de lei que ironiza as declarações dadas pelo juiz Sérgio Moro. É que o projeto concede perdão judicial em caso de crimes eleitorais, contra a administração pública ou contra o sistema financeiro nacional, desde que o réu "demonstre arrependimento", "confesse a prática do crime" e "apresente pedido público de perdão e de dispensa da pena".

Requião e Moro no Senado - Agência Brasil

Isso porque durante coletiva de imprensa, Moro foi questionado sobre como se sentia ao ser colega de ministério de Ônix Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil, que admitiu ter recebido da JBS uns "caraminguás" para sua campanha eleitoral por meio de caixa 2. Moro disse sentir "grande admiração" pelo deputado, e considerou que ele "assumiu seus erros" e se desculpou. Daí o motivo da proposta ter sido batizada de “Lei Ônix Lorenzoni”.

Em entrevista ao Brasil 247, o senador disse que Moro se comportou como um militante de direita.

"Os juízes de primeira instância acham que são deuses; os de segunda [instância] têm certeza [de que são deuses]”, ironizou Requião, ao afirmar que Moro se desmoralizou ao aceitar o cargo de Ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

“Ele [Bolsonaro] vai perseguir negros, mulheres e homossexuais? Como é que ele adere a Bolsonaro? Virou um militante da direita”, enfatizou. “Moro vai fazer a lava jato 2.0 e prender Serra e Aécio, ou não vai fazer porra nenhuma mostrando que é um desmoralizado atrás de um cargo?”, conclui.