Bolsonaro desconfia da Previdência de Guedes: “Quem vai pagar?”

As divergências do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) com a sua equipe não se encerram com a campanha, pelo contrário. Dando continuidade às declarações conflitantes do período eleitoral, ele    disse nesta segunda (5) que vê com "desconfiança" a proposta de seu futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, para a Previdência. 

Jair Bolsonaro - Reprodução

As ruscas com Guedes, pelo visto, continuam durante a transição. Em entrevista à TV Bandeirantes, o militar da reserva disse que vê com “desconfiança” a proposta de substituir o atual modelo de Previdência por um de capitalização, que pressupõe uma poupança individual do trabalhador.

“Não está batido o martelo, tenho desconfiança. Quem vai garantir que essa nova Previdência dará certo? Quem vai pagar? Hoje em dia, mal ou bem, tem o Tesouro, que tem responsabilidade. Você fazendo acertos de forma gradual, atinge o mesmo objetivo sem levar pânico à sociedade”, declarou o presidente eleito, ignorando o fato de que a capitalização está no planbo de governo que sua candidatura protocolou no Tribunal Superior Eleitoral. 

Segundo Bolsonaro, há “colegas” que pensam só nos números. “Nós temos um contrato com o aposentado, você vai mudar uma regra no meio do caminho. Não pode mudar sem levar em conta que tem um ser humano que vai ter a vida que será modificada. Às vezes um colega pensa apenas em número. Não existe recriação da CPMF. Não queremos salvar o Estado quebrando o cidadão brasileiro”, afirmou. 

Ele afirmou também que irá trabalhar para aprovar “alguma coisa” da reforma da Previdência ainda neste ano e disse que a idade mínima de aposentadoria para servidores deve ser maior.