Bolsonaro não poderá deixar o Mercosul, diz vice-presidenta do Uruguai

O futuro ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, afirmou – em tom explosivo – que “o Mercosul não é prioridade” para o Brasil. Já o futuro presidente chegou a ameaçar abandonar o bloco. Para a vice-presidenta do Uruguai, Lucia Topolansky, apesar do comportamento autoritário, o capitão da reserva “não é estúpido” e sabe que não pode deixar de lado um acordo que funciona e gera lucros para o país.

Lucia Topolansky - El País Uruguai

Lucía disse não gostar do presidente eleito, mas respeita a decisão do povo brasileiro que, para ela, se deu dentro das regras eleitorais do país e, portanto, deve ser respeitada. "Embora Bolsonaro não é santo da minha devoção, espero que faça o bem para o povo brasileiro. Além disso, deve ser respeitado porque as pessoas o elegeram presidente legitimamente", afirmou a vice-presidenta.

Disse ainda que, caso a decisão dos brasileiros tenha sido um erro, cabe somente ao povo resolver isso, sem opiniões ou intervenções externas, uma vez que as pessoas elegeram Bolsonaro através do exercício de sua autodeterminação e soberania.

No entanto, no que diz respeito à política externa do Brasil, Lucia não titubeou ao afirmar que, apesar de declarações explosivas, “Bolsonaro não é estúpido”. Portanto, não pode simplesmente alterar a relação do país com o Mercosul e, por consequência, com a China e a Rússia.

"O Brasil precisa do Mercosul comercialmente, não acredito que nenhum presidente destrua um acordo que tenha funcionado. Além disso, acho que Bolsonaro não é bobo", avaliou.