Daniel Almeida: Privatização não deu certo em nenhum lugar do mundo

O presidente eleito Jair Bolsonaro defende, em programa de governo as privatizações de empresas estatais como uma das principais medidas para equilibrar as contas públicas. Segundo o programa, todos os recursos obtidos com privatizações e concessões irão para o pagamento da dívida pública.

Daniel Almeida - Richard da Silva/PCdoB na Câmara

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), critica a proposta de privatizações. “Eu acho que esse é um caminho errado. Achar que o mercado resolve tudo, que o Estado não tem papel ou que tem um papel secundário. Em uma sociedade com tantas desigualdades, o Estado precisa estar presente, precisa ser o indutor, organizador, controlador e promotor de políticas públicas. Pensar apenas em privatização como remédio não deu certo em lugar nenhum do mundo”, disse o deputado.

Daniel Almeida destaca que a proposta prejudica parcelas menos favorecidas da sociedade. “Em algum momento, se falou dessa redução das alíquotas, o que pode significar uma redução de tributação para os mais ricos, penalizando ainda mais os mais pobres. Vai na contramão do que é desejável em uma reforma tributária progressiva”, afirmou.
Reforma da Previdência

Quanto à reforma da Previdência, defendida no programa de Bolsonaro, Daniel Almeida disse que não adianta fazer reformas que prejudicam os mais pobres sem antes taxar os mais ricos.

Sobre o programa de Bolsonaro para a economia, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Daniel Almeida, prevê um futuro próximo muito negativo se as medidas forem colocadas em prática.