UNE, UBES e ANPG chamam estudantes à luta e resistência pela educação

Neste domingo (28), após o resultado das eleições de 2018, entidades estudantis convocaram os estudantes a resistirem às ameaças que a educação brasileira poderá sofrer no próximo governo com Bolsonaro. A UNE, UBES e ANPG destacaram que Bolsonaro, além de ser um retrocesso no âmbito democrático, é também um perigo para as escolas e universidades. Por isso, chamam todos estudantes a se organizarem para continuar lutando pela democracia e por uma educação de qualidade e para todos.

estudantes

Em nota, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) afirmaram que o país e a democracia brasileira passam por um momento de extrema gravidade com o resultado das urnas neste domingo (28) por ter vencido um candidato que “ameaça as universidades e escolas, os direitos sociais, a gratuidade de nossas instituições públicas, o investimento na educação e na ciência e a liberdade de organização”.

Diante dessa conjuntura, as entidades conclamam os estudantes à luta e a resistência, por meio, da organização de Assembleias Gerais dos Estudantes em todas universidades do país.

“Não deixaremos tirarem o que é nosso, continuaremos lutando pela democracia e por uma educação de qualidade e para todos. É preciso fortalecer e defender o caráter gratuito das instituições públicas e a livre organização estudantil por meio das entidades estudantis”, diz a nota.

“O presente promete luta. Precisamos estar unidos e organizados para resistir”, finaliza.

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL DA UNE, UBES E ANPG

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a União Nacional dos Estudantes, e a Associação Nacional de Pós Graduandos, entidades que sempre prezaram pela democracia e pelo direito do povo brasileiro e dos estudantes, entendem a gravidade do momento que nossa recente democracia vive com o resultado das urnas neste domingo.

Venceu o candidato que ameaça as universidades e escolas, os direitos sociais, a gratuidade de nossas instituições públicas, o investimento na educação e na ciência e a liberdade de organização. Venceu a mentira espalhada pelas redes sociais, um projeto que enganou boa parte do povo brasileiro. Resultado produzido pela mentira espalhada nas redes sociais com uso de caixa 2, vomitando violência, ódio e, sobretudo, retirada de direitos. Tudo isso com o aval das instituições, como TSE e STF, que consideraram a eleição como “normal”, onde um jovem foi assassinado em carreata de Haddad por apoiadores de Bolsonaro.

Por isso convocamos os estudantes a se organizarem, não deixaremos tirarem o que é nosso, continuaremos lutando pela democracia e por uma educação de qualidade e para todos. Que organizemos Assembléias Gerais dos Estudantes em todas as universidades do Brasil. É preciso fortalecer e defender o caráter gratuito das instituições públicas e a livre organização estudantil por meio das entidades estudantis.

O presente promete luta. Precisamos estar unidos e organizados para resistir.

Pelos estudantes, pelo povo e pelo Brasil.

UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PÓS-GRADUANDOS
28 de Outubro de 2018