João Batista Lemos: “O PCdoB e as eleições”

 O presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro, João Batista Lemos, escreveu um artigo sobre a reta final do processo eleitoral decisivo deste ano. Confira o artigo na íntegra:

.

O Partido Comunista do Brasil se dirige a todas e todos que no estado do Rio de Janeiro defendem a democracia e dizem não à ditadura!

Nossa jovem democracia e seus princípios consagrados na Constituição de 1988, por lutas heróicas do povo organizado e das forças democráticas e de esquerda, correm gravíssimo perigo.

A crise política e seus desdobramentos econômicos e sociais agravaram-se aceleradamente desde o golpe de 2016 e evoluem para uma crise institucional que ameaça generalizar-se em crise do regime político brasileiro. Vivemos, nesses dias densos e incertos, uma luta decisiva.

Forças econômicas, políticas e sociais que juntam de conservadores a fascistas, lançam-se com fúria aniquiladora contra os partidos de esquerda e os movimentos sociais combativos. Mas atingem e atingirão também, com arbitrariedade e violência crescentes, democratas e liberais compromissados com práticas humanistas e civilizatórias.

O desfecho dessa luta nos próximos dias definirá o futuro do Brasil nos próximos anos e, talvez, nas décadas vindouras.

Na ofensiva, o capital financeirizado construiu um novo pacto das forças reacionárias para sujeitar o país a um padrão de acumulação de riquezas ainda mais predatório e absolutamente incompatível com uma verdadeira democracia.

Para atingir seus objetivos, precisam aniquilar os princípios constitucionais do Estado Democrático de Direito. Precisam transfigurar a democracia e o voto livre, de expressão da soberana vontade popular em legitimador cosmético, com o uso das fraudes virtuais e das decisões de uma máquina de manipulação judicial midiática totalitária. Precisam destruir qualquer vestígio de independência nacional e de desenvolvimento emancipador do Brasil.

No estado do Rio de Janeiro, enquanto a delinquência política, detentora do poder no estado, blinda os interesses da elite dominante, a barbárie e a violência se generalizam. Sob o manto da intervenção federal, nas favelas, periferias e subúrbios, multiplica-se o poder das milícias e do tráfico de drogas e de armas, que se entrelaçam com o clientelismo político formando um complexo mecanismo de exploração, intimidação, contenção, repressão e genocídio dos pobres e negros e negras de nosso estado. Quandro simbolizado pelo silêncio ensurdecedor e pela cumplicidade que cobre as investigações da ação de extermínio que resultou no assassinato político da vereadora Marielle Franco.

A obscurantista cultura do extermínio vicejou na repressão e contenção social dos pobres e agora assume o papel de arma política que atira contra as forças emancipadoras progressistas e de esquerda.

Basta de violência! Nem mais um tiro, nem mais uma gota de sangue derramado. Essa é nossa bandeira! Mas o grande capital, os rentistas e seus juízes respondem com a propagação do ódio e dos preconceitos contra os pobres, negros, LGBT, mulheres e agora, principalmente, contra a esquerda. "Morte à esquerda!", nos respondem em seus discursos e em suas redes. "Cadeia ou exílio!", bradam aos que lutam ou pensam diferente.

Diante desse quadro, nosso partido não pode se abster, mais uma vez a conjuntura nos impõe um ato de coerência e coragem. Assim, nos dirigimos ao povo fluminense, aos partidos de esquerda, aos movimentos sociais e a todos os democratas para compartilhar nossa convicção de que devemos negar o voto que destrói pilares democráticos e legitima uma nova ditadura no Brasil.

Não a Bolsonaro e ao seu Juiz Wilson Witzel!

Nessa reta final vamos lutar para virar votos nas ruas diariamente. No sábado e no domingo, vamos às ruas e às urnas com adesivos, bandeiras e com a certeza da vitória democrática #Haddad13.

As últimas pesquisas mostram o crescimento de Haddad em direção à virada e à vitória. Vamos à luta!

Em defesa da democracia e contra o fascismo:

Haddad sim!
Haddad e Manu 13!
"Derrotar Bolsonaro e Witzel"

João Batista Lemos
Presidente do PCdoB