'Bolsodoria' fracassa e Haddad avança na capital onde foi prefeito

O mote de campanha de João Dória (PSDB) para captar os votos junto com Jair Bolsonaro (PSL), o chamado "Bolsodoria", não teve o efeito esperado na capital onde ele abandonou a prefeitura para ser candidato ao governo.

Doria - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FOLHAPRESS

De acordo com dados, o voto casado com Bolsonaro tem pior desempenho entre os paulistanos. Na capital paulista, Fernando Haddad, do PT – que foi prefeito entre 2012 e 2016, chega a estar numericamente à frente de Bolsonaro, enquanto Márcio França, candidato do PSB e adversário de Doria na disputa estadual, lidera com 18 pontos de vantagem em relação ao tucano.

O resultado desmonta a tese de que o pestista foi o pior prefeito da cidade e deixa Doria, que renunciou ao cargo de prefeito para disputar o governo, em situação difícil. Ele prometeu durante a campanha para prefeito que ficaria até o fim do mandato.

As pesquisas qualitativas apontam a saída como um dos principais fatores da rejeição do paulistano a ele (48% dos eleitores da capital dizem que não votam nele contra 25% dos do interior, segundo o Ibope).

Além disso, a forte exposição com Bolsonaro também é apontada como fator para o resultado fracassado da dobradinha. Dória acreditou que reforçando a aliança com o candidato da extrema direita ele estaria com a cadeira de governador garantida. Seguindo essa tese, no 2º turno Doria passou a divulgar com maior intensidade nas redes sociais, em debates e no horário eleitoral no rádio e na TV a aliança extraoficial entre os dois.

De acordo com os números, na cidade de São Paulo, Haddad avançou em relação ao 1º turno e tem 51% da intenção de voto contra 49% de Bolsonaro, de acordo com o Ibope.

Além disso, João Doria está no meio de um furacão. Imagens que circulam pela internet desde o início da tarde desta terça (23), dão conta de um homem que aparenta ser o candidato tucano em uma orgia com cinco mulheres. Logo que caiu na rede o conteúdo do vídeo se tornou o assunto mais comentado do Twitter e ele nega que seja o tal sujeito do vídeo íntimo.