Bolsonaro ameaça democracia e me enche de pavor, diz Nobel de Economia

O economista norte-americano Eric Maskin, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2007, combateu, esta semana, a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência do Brasil. "Bolsonaro ameaça destruir as próprias normas da democracia e levar o país de volta a um tempo mais sombrio. Espero fervorosamente que ele seja derrotado", declarou.

nobel de economia

Provocado por estudantes, professores e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, ligados a universidades em Nova York, Maskin disse ainda que a possibilidade de Bolsonaro ganhar as eleições brasileiras lhe "enche de pavor". 

"Por muitos anos, o Brasil parecia estar politicamente no caminho certo: os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula mostraram que os políticos podem diferir em suas políticas, mas ainda assim participar de forma construtiva de uma sociedade democrática", declarou. 

Outros dois acadêmicos laureados pelo Nobel de Economia, Robert Shiller, e George Akerlof, também já se manifestaram contra Bolsonaro. Para Shiller Bolsonaro é um risco à democracia no Brasil. Professor na Universidade de Yale, ele afirma que não gosta de interferir em assuntos de outros países, mas sente a necessidade de falar sobre a campanha do deputado federal do PSL.