Com o amor poderemos vencer todo esse ódio*

Chegamos ao segundo turno de uma eleição marcada pelo ódio, raiva, intolerância, arrogância, mentiras e principalmente desrespeito pela opinião do outro. O Brasil coloca em cheque a sua democracia quando deixa a discussão de ideias saírem desse campo e partirem para agressões físicas como: pessoas sendo espancadas nas ruas, impedidas de andar com adesivos do seu candidato no peito e dessa maneira mostrar ou até mesmo dialogar sobre sua opiniãoposição politica.

Haddad e Manuela no Tuca - Ricardo Stucker
Tem gente com medo de sair de casa e de serem hostilizadas. As pessoas não aceitam mais o contra ponto de suas colocações em um debate sadio e democrático e isso é triste e inadmissível.

Enche o coração de tristeza ver nossa democracia correndo esse risco. Democracia essa que tanta gente deu o segue e ate morreu para que possamos viver livres, como na guerrinha do Araguaia que ocorreu nos anos de 1960 a meados de 1970. Jovens que foram combater a ditadura militar e foram mortos e torturados e ate hoje suas famílias não poderão enterrar seus filhos, pois os mesmos estão desaparecidos e não há resposta até então…

Aqueles mesmos jovens que na luta encontraram uma maneira de viver e dizer não a opressão, a tortura e ao ódio que existia na ditadura militar. Esses jovens deram suas vidas para que possamos ter democracia e que são totalmente desrespeitados por um candidato a presidência que se mostra a favorável a tortura.

O Brasil esta em um grande desafio: de um lado o retroceder para o ano de 1964, ano que foi imposto ao povo brasileiro a ditatura militar. Do outro a democracia que foi conquistada com muito trabalho e que custou a vida de tantos inocentes… Nossa geração não sabe como foram as décadas em que o regime militar desgovernou o país. As pessoas de nossa pátria estão sendo enganadas com mentiras.

Os filhotes da ditatura militar tentando colocar o regime como os bonzinhos, mas saibam que na ditatura as coisas não eram nada fáceis e boas não! Nos empurram goela a baixo que não existia corrupção, morte, opressão e desrespeito aos direitos civis do povo brasileiro.

Mas de uma coisa tenho certeza: o povo brasileiro deixará um recado nas urnas, e a maioria irá dizer que não aceita o ódio como futuro para o seu país. Irá deixar claro que somente com respeito ao próximo, esperança, amor e com compromisso teremos um país com futuro para seu povo!

Haverá desenvolvimento, oportunidade de trabalho e estudo para todos e todas, especialmente para a nossa juventude que serão o futuro do nosso Brasil! Vamos adiante com garra e coragem, pois só com o amor poderemos vencer todo esse ódio!

Viva ao Haddad, viva a Manuela, viva o Presidente Lula e principalmente: viva ao povo Brasileiro!!!
 

*Frederico Germano é Secretário de Organização da UJS Potiguar