Continuidade de Temer, Bolsonaro quer manter mesma equipe

Diferente do que tenta passar para o eleitor, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) representa a continuidade e o aprofundamento do projeto levado adiante por Michel Temer, que é rejeitado por mais de 80% da população. Prova disso é o fato de que a equipe de Bolsonaro corteja secretários da Fazenda de Temer para que permanecem num eventual governo do PSL. 

Bolsonaro e Temer

De acordo com a Reuters, contudo, somente o atual secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, deixou a porta aberta para a possibilidade.

Segundo a reportagem, também foram convidados o secretário de Política Econômica, Fabio Kanczuk, e o chefe da assessoria especial do ministro, Marcos Mendes. As informações vieram de uma fonte anônima ouvida pela Reuters.

Kanczuk deixará a Fazenda rumo ao Banco Mundial, o que deve ser anunciado nesta semana. O secretário cumprirá a partir desta terça-feira suas últimas agendas em São Paulo e então entregará o cargo.

Em seu lugar ficará o atual secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência, João Manoel Pinho de Mello, que acumulará as duas funções. Procurada, a Fazenda informou que não comentaria o assunto.

O assessor de Bolsonaro para a área econômica, Paulo Guedes, já havia anunciado que poderia manter alguns integrantes da atual equipe econômica e fez elogios a Mansueto e ao atual presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, que Bolsonaro considera manter na mesma função, caso vença no domingo.

O presidenciável também já tinha se pronunciado sobre a possibilidade de manter inclusive alguns ministros de Temer. "O que está dando certo, você tem que continuar. Eu não vou dizer que tudo está errado no governo Temer, né?", disse neste sábado (20).

Guedes, apontado por Bolsonaro como o "posto Ipiranga" de seu eventual governo, disse, em entrevista à GloboNews, que vai dar continuidade à política econômica de Temer. “Vamos fazer o que Temer vem fazendo”, afirmou.