Haddad: 'Bolsonaro foge dos debates porque não tem condições de defender uma ideia'

Durante sabatina do jornal O Globo, nesta terça-feira (23), o candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), criticou a fuga de Jair Bolsonaro dos tradicionais debates promovidos pelas emissoras de TV e disse que ele não debate porque não tem condições de defender uma ideia.

Haddad sabatina Globo - Reprodução

Segundo Haddad, Bolsonaro "é um tolo" e em quase 30 anos de mandato parlamentar não fez nada para ajudar a população, e não seria agora que iria se destacar com propostas, principalmente pela segurança pública, sua principal bandeira de campanha.

"Ele (Bolsonaro) nunca fez nada pela segurança pública em sete mandatos. Nunca aprovou nada pelo Rio de Janeiro, nunca fez nada pelo Brasil. Ele diz que vai apertar tudo, mas apertar o que?", indagou Haddad.

"A minha proposta é de fácil compreensão, quero dobrar o efetivo das forças estaduais para proteger o cidadão como apoio da Polícia Federal. O crime não é mais local, é nacional", acrescentou.

Ao fazer um balanço sobre o processo eleitoral, Haddad avaliou que fez uma boa campanha. "Fiz uma boa luta até aqui e tenho até sábado para reverter o quadro", declarou.

Indagado a falar sobre quais as perspectivas em caso de eleição do adversário, Haddad disse que mais do que a vitória de Bolsonaro, teme as pessoas que "sairão dos porões" se ele for eleito.

"A gente tem medo do que vem com ele, ele próprio é um soldadinho de araque", afirmou. "Eu vou lutar em qualquer circunstância, mesmo sendo ameaçado", completou, se referindo ao discurso de Bolsonaro ameaçando de prisão ou exílio os seus opositores.

"Regimes autoritários criam fantasmas para vender uma vacina que não existe, temo muito o que pode acontecer se ele vencer, lamento inclusive por vocês (jornalistas) que vão perder a liberdade de expressão", avaliou.