Phu Trong é eleito novo presidente do Vietnã

A Assembleia Nacional do Vietnã elegeu nesta terça-feira (23) o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyes Phu Trong, como o novo presidente do país.

Phu Trong

Com a eleição, Phu Trong se torna o primeiro dirigente vietnamita a ocupar os cargos de secretário-geral do partido e presidente do país ao mesmo tempo desde o líder da revolução de independência do Vietnã, Ho Chi Minh.

O novo presidente foi eleito com 469 votos dos 470 assentos no Parlamento. Sua nomeação veio após a morte do ex-presidente Tran Dai Quang no último mês de setembro.

A presidência foi assumida temporariamente pela vice-presidente Dang Thi Ngoc, que se tornou a primeira mulher a dirigir o Vietnã.

Phu Trong tem 74 anos e estudou literatura, trabalhando durante muitos anos para a agência de notícias do Partido Comunista do Vietnã.

Entre os anos 2000 e 2006 foi secretário do partido até chegar à presidência da Assembleia Nacional, onde serviu por dois mandatos. Em 2011, foi eleito para o cargo de secretário-geral do Partido, sendo reeleito em 2016.

Líderes

Após a votação na Assembleia Nacional, líderes mundiais parabenizaram Phu Trong pela eleição.

O presidente da China, Xi Jinping, cumprimentou o novo presidente do Vietnã e afirmou que o governo chinês e o vietnamita são “vizinhos amigáveis e parceiros importantes”.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também parabenizou Phu Trong pela posse e enviou um telegrama ao novo presidente.

“Os resultados da votação da Assembleia Nacional do Vietnã mostram a alta reputação do camarada durante seus anos de altos cargos no Partido e no Estado”, disse o mandatário russo na mensagem.

Por sua vez, o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, e o ex-presidente cubano Raul Castro felicitaram Phu Trong em mensagem enviada ao vietnamita, reafirmando “a amizade e cooperação entre os dois países”.

O PCdoB, em mensagem assinada pela presidenta nacional Luciana Santos e pelo Secretário de Política e Relações Internacionais, Walter Sorrentino, expressaram a confiança dos comunistas brasileiros de “que o novo presidente Nguyen Phu Trong saberá liderar a Nação vietnamita – como todos os outros líderes que tiveram esta honrosa tarefa o fizeram – e desta forma superar e vencer todos os desafios que se colocam para transformar o Vietnã num país socialista moderno, desenvolvido, fraterno e soberano”.