Bolsonaro ameaça imprensa e é criticado por associações de jornais

O candidato à presidência da República Jair Bolsonaro foi criticado por associações de jornais e jornalistas após fazer ameaças à liberdade de imprensa neste domingo (21). Ele acusou a Folha de S. Paulo de ser a maior fake news do Brasil e disse que o jornal não terá mas verba publicitária do governo federal. Na opinião das entidades, Bolsonaro desconhe a função do jornalismo e ao ameaçar a liberdade de imprensa também ameaça a democracia.

Jair Bolsonaro - Foto: Internet

"É lamentável esse tipo de comentário, sobretudo vindo de um candidato à Presidência da República, pois demonstra incompreensão sobre o papel do jornalismo. Também é condenável a ameaça de retaliação com investimentos publicitários do governo, que devem seguir sempre critérios técnicos e não políticos", afirmou Marcelo Rech, presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e vice-presidente do Fórum Mundial de Editores.   

Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abrati), cobra de Jair Bolsonaro respeito aos jornalistas.  “Para demonstrar algum compromisso com a preservação da democracia, o candidato deveria condenar a intimidação de jornalistas, em vez de fomentar essa prática”, disse.

Christophe Deloire, secretário geral da Repórteres sem Fronteiras, o jornalismo não será poupado com a violência que está por trás da campanha do candidato do PSL.  "Jair Bolsonaro é uma grave ameaça para a liberdade de imprensa e para a democracia", afirmou em nota à imprensa.