Deputada chilena, Camila Vallejo, defende democracia brasileira

A deputada chilena Camilla Vallejo, do Partido Comunista do Chile, enviou um vídeo aos jovens brasileiros nesta segunda-feira (22) em defesa da democracia no país. Diante do risco de Jair Bolsonaro (PSL) ser eleito presidente, ela apoia a chapa de Haddad e Manuela por entender que uma das vias para a transformação do país é a Educação, e o ex-ministro, junto à deputada gaúcha, têm o melhor projeto nesta área.

Camila Vallejo - Divulgação

Camilla ficou conhecida no Chile ao liderar as gigantescas manifestações de 2011 que exigiam educação pública e de qualidade em seu país. Após este episódio, chegou ao Parlamento com uma expressiva votação oriunda principalmente dos jovens chilenos.

Para a deputada, “democratizar a economia significa que o desenvolvimento chegue, efetivamente, a todas e a todos. Que não fique nas mãos de poucos.

E para isso, requerem-se investimentos públicos, requerem-se reformas tributárias onde os mais ricos aportem mais para que a todos possam chegar, através do Estado, a direitos sociais garantidos. E uma das coisas fundamentais para isso é que a educação seja gratuita, seja de qualidade, seja para todos sem exclusão”, defende.

“América Latina merece mais e melhor educação para um desenvolvimento justo. No Chile, nós conseguimos avançar dentro do possível e hoje em dia há milhares de estudantes estudando de maneira gratuita em instituições de qualidade. Acreditamos que Brasil e sua gente, sobretudo seus jovens, os estudantes, podem ser protagonistas de grandes mudanças. Por isso, nosso chamado para que vocês, os jovens sobretudo, participem, se envolvam, votem por um Brasil feliz onde caibam todas e todos”, pediu a jovem parlamentar chilena.

Assista ao vídeo na íntegra: