Facebook remove maior rede de contas pró-Bolsonaro por envio de spam

Enquanto o Judiciário não toma as devida providências diante do escândalo do esquema de disparo de fake news nas redes sociais, as denúncias fizeram o Facebook remover nesta segunda-feira (22), um grupo de 68 páginas e 43 contas da rede social que, juntas, formavam a maior rede de apoio a Bolsonaro da internet.

Face Apoia a Bolsonaro - Reprodução

De acordo com comunicado do Facebook, a remoção foi motivado pela violação das políticas de autenticidade e envio de spam ao criar contas falsas e múltiplas contas com os mesmos nomes para administrar essa rede.

"Juntas, essas páginas, controladas por um grupo chamado Raposo Fernandes Associados (RFA), tinham mais engajamento na internet do que jogadores e artistas mundialmente famosos, como Neymar, Anitta e Madonna", afirma reportagem do Estadão, que publicou uma matéria apontando a RFA e a ONG americana Avaaz como responsáveis pela movimentação das páginas.

Somente nos últimos 30 dias, os endereços dessas páginas, que tem mais de 16 milhões de seguidores, alcançaram 12,6 milhões de interações no Facebook. Interações é o termo técnico para calcular a soma de reações a postagens, comentários e compartilhamentos.

Para se ter uma ideia da movimentação insuflada, nos mesmos 30 dias, o jogador Neymar acumulou 1,1 milhão de interações, a cantora Anitta conseguiu 574,8 mil e Madonna, 442,5 mil.

De acordo com a matéria, o Facebook investigava a rede há meses em sigilo. O advogado Ernani Fernandes e sua mulher, Thais Raposo, montaram uma grande rede de páginas e sites com apoio de figuras como Alexandre Frota e Marcello Reis, do Revoltados Online.

A empresa que administra o grupo é a Novo Brasil Empreendimentos Digitais Ltda, de propriedade do advogado Ernani e de Thais Raposo, que apesar de se declarar independente, a rede administrava endereços como Apoio a Jair Bolsonaro e a página propagadora de fake news ‘Folha Política’

“Autenticidade é algo fundamental para o Facebook, porque acreditamos que as pessoas agem com mais responsabilidade quando usam suas identidades reais no mundo online. Por isso, exigimos que as pessoas usem seus nomes reais e também proibimos spam, uma tática geralmente usada por pessoas mal intencionadas para aumentar de maneira artificial a distribuição de conteúdo com o objetivo de conseguir ganhos financeiros”, diz a nota do Facebook.