Mariano Freitas: Praça do Ferreira, a ágora cearense

“A eleição não esta decidida. Se aquele clima de luta da Praça do Ferreira se espalhar pelo Brasil nesses últimos dias, o nazistóide será derrotado. Com certeza, aqui no Ceará, a Praça do Ferreira jogou seus fluidos civilizatórios para todo o Estado. A praça aluiu o PT para a vitória fragorosa em nosso Estado, quiçá no Brasil”.

Por Mariano Freitas*

fortaleza

Estive na Praça. A histórica Praça do Ferreira que há 58 anos frequento com devoção e respeito e alegria. Muita coisa já vi naquela ágora cearense, os melhores momentos políticos de Fortaleza aconteceram ali. Ali Fortaleza se rebela e do seu chão nasce as orientações políticas adoradas e seguidas por todo o Estado.

No sábado (20), aconteceu lá uma mobilização da campanha de Fernando Haddad (PT) que assombrou principalmente o próprio candidato. Um ato político de grande envergadura observado entre satisfeito e surpreso pelo governador reeleito Camilo Santana (PT), que se ouve muito bem na sua fala. Lá, pode ter se concretizado uma liderança duradoura de Camilo em sua participação na Praça do Ferreira, empurrado pela organização do Partido dos Trabalhadores que botou sua militância de Fortaleza para recepcionar Haddad, que desarmou-se completamente na sua fala. Camilo saiu da academia e encontrou-se com as massas esperançosas pela vitória da democracia e da decência.

A eleição não esta decidida. Se aquele clima de luta da Praça do Ferreira se espalhar pelo Brasil nesses últimos dias, o nazistóide será derrotado. Com certeza, aqui no Ceará, a Praça do Ferreira jogou seus fluidos civilizatórios para todo o Estado. A praça aluiu o PT para a vitória fragorosa em nosso Estado, quiçá no Brasil.

E lá me lembrei de tantos amigos que já se foram e que amavam a praça. Seguramente Augusto Pontes, Claudio Pereira, Airton Monte e Belchior também estavam por lá.


*O “elemento” Mariano Freitas é médico e membro do Comitê Estadual do PCdoB-CE.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.