Carlos Felipe defende fortalecimento de hospitais pólo em 2019

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) fez uma reflexão sobre a situação da saúde e dos profissionais do setor, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa da última quinta-feira (18). O parlamentar considera o principal desafio para o Ceará, a partir de 2019, é fortalecer os hospitais pólo e a saúde primária.

Carlos Felipe

A observação remete ao Dia do Médico, celebrado hoje. O parlamentar lembrou a importância do profissional da saúde (não apenas o médico) para a sociedade, assim como a necessidade de condições dignas de trabalho. “Precisamos garantir bons salários, acesso por meio de concursos públicos, uma aposentadoria digna, entre outras coisas, para que os profissionais possam realizar seu trabalho de forma eficiente, pois são a eles que a sociedade cobra, de forma agressiva, como os relatos apontam”, considerou.

Carlos Felipe lembrou que a União diminui a cada dia a contribuição na saúde, sendo responsável, no caso do Ceará, por 25% do que é aplicado na área. “O Ceará contribui com mais que sua obrigação, o que sobrecarrega nossa economia. Então, escolher nosso novo presidente nesse segundo turno é um desafio que requer muita consciência da parte de todos.” Nesse sentido, ele cobrou dos colegas profissionais de saúde, principalmente os médicos, uma maior reflexão sobre a política em nível nacional, apontando as eleições presidenciais do dia 28.

De acordo com Carlos Felipe, a categoria deve analisar os candidatos criticamente, tendo como base suas propostas. “Não vamos votar por sermos anti isso ou anti aquilo. Vamos estudar o que cada candidato está propondo e votar com consciência e não por paixão”, acrescentou.

Para o deputado, é importante verificar o posicionamento de cada candidato ante as reformas promovidas pelo Governo Temer, como o congelamento de recursos para saúde e educação, por exemplo. “As decisões dos nossos candidatos afetam não apenas nossas vidas, mas a de nossos pacientes também, e é por eles toda a nossa luta”, ponderou.