Datafolha: Bolsonaro tem 59%; Haddad tem 41%

De acordo com nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT), tem 41%.

Haddad x Bolsonaro

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Quando calculados os votos totais, Bolsonaro tem 50%; Haddad tem 35%; votos brancos, nulos ou nenhum somam 10%; não sabem são 5%. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 9.137 eleitores em 341 municípios, entre os dias 17 e 18 de outubro.

O Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. O instituto perguntou: “E entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em”

Os resultados foram:

Jair Bolsonaro

Votaria com certeza – 48%
Talvez votasse – 10%
Não votaria de jeito nenhum – 41%
Não sabe – 1%

Fernando Haddad

Votaria com certeza – 33%
Talvez votasse – 12%
Não votaria de jeito nenhum – 54%
Não sabe – 1%