Bolsonaro é identificado como o candidato dos ricos, aponta Ibope

A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15) perguntou aos eleitores "quem representa melhor os interesses" de uma série de setores. A maioria dos eleitores identifica o candidato Fernando Haddad (PT), como o que mais defende os direitos dos pobres, mulheres e trabalhadores, enquanto que Jair Bolsonaro (PSL) é visto como o que defende os interesses dos mais ricos.

jair bolsonaro - Foto: Adriano Machado/Reuters

A pesquisa indicou 10 setores sociedade para medir os índices de associação do eleitor. A pergunta foi: "Qual destes candidatos a Presidente da República, na sua opinião, melhor representa os interesses de cada um desses setores da sociedade citados".

Dos 10 setores, Bolsonaro é o que melhor representa o interesse de seis deles: "os ricos", "a agricultura", "os empresários", "os bancos", "a defesa do meio ambiente" e "os jovens".

Já Fernando Haddad é o mais citado nos segmentos: "os aposentados", "os trabalhadores", "os pobres" e "as mulheres".

Entre os entrevistados, 65% responderam que Bolsonaro era o que melhor representava os interesses dos ricos, contra 22% de Haddad. Entre os que ganham acima de cinco salários, Bolsonaro é apontado como representante da elite por 70% dos entrevistados.

Haddad é apontado como o candidato que defende os pobres, sendo 50% contra 38% para Bolsonaro. Este índice cresce para 62% entre os que ganham até um salário mínimo.

Quando o assunto é a defesa dos interesses ruralistas, Bolsonaro foi identificado como ligado a este setor por 42% contra 40% de Haddad. O mesmo se verifica quando o assunto é os interesses dos bancos, em que Bolsonaro é identificando como defensor dos interesses do sistema financeiro por 54%, contra 28% de Fernando Haddad. E sobre os interesses dos empresários, em que Bolsonaro é apontado por 65% contra 23% do petista.

Haddad é visto por 48% do eleitorado como estando mais próximo dos interesses das mulheres que Bolsonaro (37%).