Ibope: Bolsonaro tem 59%; Haddad, 41%

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta segunda-feira (15), o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das intenções de voto, contra 41% de Fernando Haddad (PT). O cálculo considera apenas os votos válidos, excluindo assim os nulos, brancos e indecisos.

haddad e bolsonaro

Quando o Ibope considera o eleitorado total, Bolsonaro lidera por 52% a 37%. Há ainda 9% dispostos a anular ou votar em branco, e 2% que não souberam responder. 

O instituto também buscou medir o potencial de voto dos postulantes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram aos eleitores se votariam em cada um com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum.

Segundo dados da pesquisa, 41% votariam em Bolsonaro com certeza, e 35% não votariam de jeito nenhum. Já sobre Haddad 28% demosntraram certeza na escolha e 47% não o escolheriam em nenhuma hipótese.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.