PCdoB-PE defende a unidade e chama pra luta contra o fascismo

Em encontro realizado quinta-feira (11), no Recife, a Comissão Política do PCdoB de Pernambuco avaliou como positivos para o campo democrático e progressista os resultados do primeiro turno das eleições deste ano, com a ida da chapa Haddad-Manuela para o segundo turno da eleição presidencial e a eleição em primeiro turno do governador Paulo Câmara e da vice-governadora Luciana Santos, presidenta nacional do partido.

Thiago Modenesi: Em defesa da Frente Ampla e das eleições em 2018 - Divulgação

"São grandes vitórias do povo e da política do PCdoB", afirmam os dirigentes comunistas, que consideram "maiúsculo" o desempenho da legenda no estado. "Além de Luciana Santos vice-governadora, elegemos João Paulo deputado estadual em chapa própria, que atingiu cerca de 140 mil votos e 3,5% do eleitorado, e pela quarta vez deputado federal o camarada Renildo Calheiros, quadro indispensável de Pernambuco e da esquerda brasileira no Congresso Nacional".

"Podemos afirmar que sem a política que elaboramos e executamos especialmente nos últimos três anos, focada na resistência ao golpe de estado e na retomada da democracia, da soberania nacional e do desenvolvimento do país, buscando incessantemente a unidade das forças democráticas e progressistas, não teríamos obtido tais vitórias”.

Além do desempenho do partido em Pernambuco, a direção estadual entende como exemplo da “justeza da tática política em curso” a reeleição em primeiro turno do governador do Maranhão, Flávio Dino, e a eleição de nove deputados e deputadas federais e de 21 deputados e deputadas estaduais em todo o país, apesar da “ofensiva da direita e da correlação de forças desfavorável”.

A Comissão Política , no entanto, adverte que “tais vitórias até aqui alcançadas são ainda insuficientes para barrar o golpe de estado em sua terceira fase, que tenta legitimar pelas urnas o projeto ultraliberal de desestruturação da nação por meio de um poder político fascista”.

“São graves as ameaças ao futuro imediato do Brasil e do seu povo. Só é possível barrar tal intento reacionário representado pela candidatura de Jair Bolsonaro, se conseguirmos formar rapidamente uma Frente política e social pela Democracia, a mais ampla possível”.

Para os dirigentes comunistas pernambucanos, “a chapa Haddad-Manuela precisa ser a união dos democratas, patriotas e progressistas pela Paz e pelo Brasil!”. Eles avaliam como tarefa prática partidária urgente “articular amplos setores progressistas, nacionalistas, democráticos ou que tenham qualquer contradição com o projeto ultraliberal e fascista de Bolsonaro”.

“Agora é hora de ação!”, conclamam.

Do Recife, Audicéa Rodrigues