Haddad teve 70% dos votos em pequenas cidades do Nordeste

O Nordeste é o reduto com maior número de eleitores do Partido dos Trabalhadores (PT) e, nas eleições de 2017, o candidato à presidência Fernando Haddad aumentou a votação história do PT em 183 cidades. Neste nicho, Haddad obteve 70% dos votos dos eleitores, patamar não alcançado nem nas eleições de Lula e Dilma.

Haddad na Bahia - Ricardo Stuckert

Segundo informações do Estado de S. Paulo, o candidato Fernando Haddad (PT) realizou uma conquista histórica no Nordeste. Em 183 cidades do Nordeste, Haddad bateu o recorde histórico do ex-presidente Lula e de Dilma Rousseff na região, alcançando 70% dos votos no primeiro turno. Na maioria desses municípios o eleitorado não ultrapassa 10 mil.

Para o cientista político Carlos Melo, do Insper, esse número de votos é reflexo da recessão econômica na vida dos brasileiros, especialmente os de origem mais humilde. "O eleitor sempre vota de acordo com a sua realidade. Vota no candidato que acredita ser capaz de lhe trazer vantagens, sejam elas econômicas ou não. Ele é racional em relação a seus interesses e valores", explicou ao jornal.

Lembrando que essas cidades menores e mais pobres tiveram uma melhora na qualidade de vida – por meio do acesso à saúde e educação – e uma ascensão econômica, – pelo Bolsa Família ou pelo aumento de empregos – devido às políticas promovidas pelo PT durante seus governos.

A matéria acrescentou ainda que desde 2006 existe uma relação inversa entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios e o voto de seus eleitores em candidatos petistas. O PT tem melhor desempenho nas localidades mais pobres em todo país. O mesmo acontece na região sudeste.

No estado de São Paulo, por exemplo, Haddad registrou melhor desempenho em regiões com menor IDH e maior necessidade de serviços públicos, como em Paralheiros na capital paulista.