Profissionais de saúde lançam manifesto em apoio à Haddad e Manuela

Profissionais de saúde, sanitaristas, gestores e lideranças de vários estados do Brasil ligados ao setor lançaram essa semana o manifesto “Pelo fortalecimento do SUS, nós apoiamos Haddad e Manuela 13”. O abaixo-assinado virtual coletou em dois dias cerca de 600 assinaturas entre médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, professores universitários e gestores.

SUS

O médico sanitarista e professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Hêider Aurélio Pinto, justifica o apoio à chapa do presidenciável Fernando Haddad, em razão do compromisso programático com o Sistema Único de Saúde.

“Ele [Haddad] reafirma o sistema único integral e gratuito e universal. Se compromete com a revogação da emenda do Teto de Gastos, com o investimentos de até 6% do PIB na saúde, além de apresentar propostas que são fundamentais”, justifica o médico.

Ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e responsável pelo Programa Mais Médicos, no governo Dilma, Hêider disse que a ideia do manifesto é visibilizar à sociedade o apoio à candidatura comprometida com a melhoria do financiamento do SUS, fortalecimento da atenção básica, nas especialidades, “um dos grandes gargalos” no atendimento, e com a defesa da segurança alimentar.

“Ele não tem rabo preso com a indústria de agrotóxicos. Então, ele pode falar de agricultura familiar, de produção de alimentos orgânicos e isso é saúde do trabalhador que não adoece com agrotóxico e a saúde para criança que come na escola. [Haddad] fala ao mesmo tempo do fortalecimento da Atenção Básica, com a retomada do [Programa] Mais Médicos e com a formação de médicos que o Brasil precisa, e fala de um dos maiores gargalos do SUS que é a Atenção Especializada, quando propõe os centros médicos de especialidades”, detalha Hêider.

Confira abaixo a íntegra do Manifesto “Pelo fortalecimento do SUS, nós apoiamos Haddad e Manuela 13”:

Nós, profissionais de saúde de todo Brasil, em favor do SUS público, universal e de qualidade, declaramos voto na chapa Haddad e Manuela (13) pelos seguintes motivos:

– Haddad se posiciona contrário ao teto de gastos na saúde (PEC do Fim do Mundo), aprovado no governo Temer, que congela o orçamento do SUS por 20 anos. Deixar o SUS sem recursos financeiros significa piorar a qualidade dos serviços de saúde, aumentar o tempo de espera para atendimento e obrigar a população a pagar caro por planos de saúde de baixa qualidade. Se essa medida não for revogada, milhares de trabalhadores poderão ser demitidos e serviços de saúde poderão ser fechados. Bolsonaro, por sua vez, votou a favor do Teto de Gastos, que congela as verbas do SUS por 20 anos.

– Haddad se compromete a aumentar o orçamento da saúde para 6% do PIB, retomando o fortalecimento do SUS e a valorização dos trabalhadores, com prioridade para a atenção básica, atendimento especializado, redes de atenção e a regionalização da Saúde. Bolsonaro, assim como Temer, disse que o SUS não precisa de mais recursos e que vai investir na saúde privada.

– Haddad se posiciona contrário à regra da Reforma Trabalhista que permite que mulheres grávidas trabalhem em lugares insalubres. Já Bolsonaro votou a favor da Reforma Trabalhista de Temer.

– Haddad se compromete a tratar a saúde como direito e não como algo a ser comprado de acordo com a quantidade de dinheiro que cada um tem: ninguém pode ter sua vida ou morte definida por ter ou não dinheiro no bolso suficiente para pagar uma saúde cada vez mais cara.

Por fim, Haddad e Manuela, apoiados pelo ex-presidente Lula, representam a esperança de retomada do crescimento econômico com mais empregos, distribuição de renda e justiça social, determinantes fundamentais para garantir a saúde das pessoas.

Assinam esse manifesto e convoque tod@s os profissionais de saúde e quem entende a saúde como prioridade a se juntar a nós.