Haddad: 'Fazenda será comandada por nome ligado à produção, não por banqueiro'

Fernando Haddad, candidato do PT à presidência, disse nesta terça-feira (9) que o Ministério da Fazenda de seu eventual governo será comandado por um nome "ligado à produção" e não por um banqueiro.

Haddad coletiva SP - Ricardo Stucker

Em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, Haddad falou sobre qual seria o perfil de um eventual ministro da Fazenda de seu governo. Segundo ele, a sua escolha seria "completamente diferente" do economista Paulo Guedes, guru econômico de Jair Bolsonaro (PSL), seu adversário no segundo turno.

"Paulo Guedes é ligado aos bancos, eu respeito, é um posicionamento, mas no meu governo banqueiro não vai assumir o Ministério da Fazenda", disse.

Haddad afirmou que o nome a ser escolhido para comandar a economia pode ser um empresário ou um economista ligado ao setor produtivo.

"O que eu posso te dizer é que não será um banqueiro", garantiu o petista. "O Paulo Guedes eu jamais consideraria, porque ele tem vínculos com o mercado financeiro, ele tem o apoio do mercado financeiro, só pensa em taxa de juro, ganhar dinheiro fácil e, para mim, eu pensaria num perfil completamente diferente, alguém ligado à produção, não aos bancos", acrescentou.

Haddad reforçou que o perfil que procura para um ministro pode ser de "um empresário ligado à produção" ou um "economista ligado ao setor produtivo", "mas não será um banqueiro", pois ele pretende fazer uma reforma no sistema financeiro. "Quero fazer uma reforma no sistema bancário e não vou colocar uma banqueiro para fazer essa reforma", garantiu.