Embaixadora dos EUA na ONU pede demissão

A embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley, pediu demissão ao presidente Donald Trump

Nikki Haley

Segundo a CNN, os principais responsáveis da equipe de política externa da Casa Branca, como o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, também foram surpreendidos – apesar do presidente Trump ter dito, na conferência de imprensa, que Haley tinha informado do seu desejo de sair do cargo “há mais ou menos seis meses”.

Até janeiro do ano passado, ninguém imaginava que Haley e Trump pudessem fazer parte da mesma equipe, mas as divergências entre ambos parecem ter sido ultrapassadas. A embaixadora defendeu a estratégia de Trump na ONU contra o Irã e a Coreia Popular, além de defender sem hesitação Israel. A política da administração Trump quanto a política externa tem sido de isolacionismo, segundo analistas. O presidente tem tirado os Estados Unidos dos principais acordos multilaterais (acordo nuclear, acordo de Paris) e de instituições importantes (Unesco, Conselho de Segurança).

Durante a campanha para as eleições presidenciais nos EUA, em 2015 e 2016, Haley, a então governadora da Carolina do Sul, destacou-se como uma das vozes mais críticas de Trump no Partido Republicano. E nunca declarou o seu apoio ao candidato – primeiro apoiou o senador Marco Rubio e depois o senador Ted Cruz.

Questionada sobre o que a levou a tomar a decisão, Haley deu a entender que está cansada, após seis anos como governadora da Carolina do Sul e mais dois anos como embaixadora dos EUA na ONU.

A notícia da demissão vem três dias depois do presidente Donald Trump ter alcançado a confirmação de Brett Kavanaugh como juiz do Supremo Tribunal, apesar de diversas acusações de abuso sexual contra o juiz.