Bernie Sanders discursa sobre autoritarismo e crítica Bolsonaro

O político da ala progressista do Partido Democrata dos Estados Unidos, Bernie Sanders, discursou nessa terça-feira (9) sobre a parigosa escalada do autoritarismo no mundo. Para tanto, citou Jair Bolsonaro (PSL) como exemplo, criticando-o 

Bernie Sanders

"Nas eleições presidenciais do Brasil, o líder da exrema-direita, Jair Bolsonaro, que tem sido chamado de 'Trump brasileiro' obteve grande número de votos no primeiro turno das eleições", começa Bernie Sanders. 

“Bolsonaro tem um longo histórico de ataque aos imigrantes, minorias, mulheres e LGBTs. Bolsonaro disse que ama Donald Trump, elogia a ditadura militar ocorrida no Brasil e defende que para resolver a criminalidade, basta atirar em mais criminosos. Essa é a pessoa que poderá liderar o quinto país mais populoso e a nona maior economia do mundo", disse Sanders, manifestando sua preocupação caso ocorra uma vitória de Bolsonaro. 

"Ao mesmo tempo, o político mais popular do Brasil, Lula da Silva, está preso devido a acusações duvidosas e impedido de concorrer às eleições presidenciais, apesar das pesquisas que apontavam sua liderança isolada nas intenções de voto", alarmou o democrata.

"Bolsonaro é só um exemplo de algo que está acontecendo em muitos países. É importante entendermos que o que estamos vendo agora no mundo é a escalada de uma nova onda autoritária. O que todos esses líderes tem em comum é intoleraância contra as minorias étnicas e hostilidade contra as normas democráticas", analisou, por fim.