Ronaldo Caiado é eleito governador de Goiás no primeiro turno

Com 97% dos votos apurados, Ronaldo Caiado (DEM) é eleito o novo governador de Goiás com 59,79% já no primeiro turno. Em seguida aparece Daniel Vilela (MDB), com 16,23%; o atual governado Zé Eliton (PSDB) – 13,60%; Kátia Maria (PT) – 9,11%; Weslei Garcia (PSOL) – 0,89%; Marcelo Lira (PCB) – 0,22% e Alda Lucia (PCO) – 0,15%.

ronaldo caiado - EBC

Ronaldo é membro da família Caiado, tradicional dentro da política no estado e que possui uma relação de décadas com o setor agropecuário da região. Enquanto deputado, o ruralista fez parte da chamada Bancada Ruralista. e votou à favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Caiado já assumiu outras posições polêmicas. Quando deputado, votou contra a PEC do Trabalho Escravo, dois anos depois, em 2014, ele se pronunciou em favor da mudança da definição de escravidão contemporânea na lei brasileira. Já em dezembro de 2016, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos e em julho do ano passado, também foi favorável à reforma trabalhista.

Em seu plano de governo, Caiado defende a mudança do processo de concessão dessas áreas. o senador Ronaldo Caiado (DEM) protagonizou polêmica no debate realizado pelo jornal O Popular e pela CBN Goiânia.

“Beijava minha mão”, disse ele sobre José Eliton, afirmando que o governador vivia lhe agradecendo por ajudá-lo a ascender na vida pública. Ainda no debate Caiado foi chamado de “coronel” e “atrasado” por Eliton e Vilela. Isso porque de 1912 a 1930 o estado foi governado pela família Caiado.