ES: Renato Casagrande, do PSB, vence no primeiro turno

O candidato Renato Casagrande (PSB) foi eleito no primeiro turno e volta para o governo do Espírito Santo, depois de quatro anos. Com 95% das urnas apuradas, o ex-governador tem 55% dos votos. O atual governador Paulo Hartung (MDB) decidiu não disputar a reeleição e apoiou o postulante do PSB na disputa.

casagrande

Em segundo lugar, ficou Manato (PSL), com 27% dos votos. Jaqueline Rocha (PT) teve 7%; Rose Freitas (Podemos), 5%; Professor Aridelmo Teixeira (PTB), com 3%; André Moreira (PSOL), 1%.

Casagrande é engenheiro florestal e bacharel em Direito. Ele é filiado ao PSB desde 1987 e já foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e secretário de estado. No Senado, Casagrande foi líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Atualmente, é secretário-geral da Executiva Nacional da sigla. Venceu o governo este ano amparado em uma das maiores coligações desta eleição, com 18 partidos.

Fabiano Contarato (Rede) e Marcos do Val (PPS) foram eleitos senadores, desbancando dois atuais senadores, Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR).Ferraço foi relator da reforma trabalhista e Malta chegou a ser convidado para ser vice na chapa presidencial de Bolsonaro, mas não aceitou o convite. É aliado de primeira hora do presidenciável.