A democracia é a forma de governo para lutar por mais direitos

Pesquisa divulgada nessa quarta-feira (4) pelo Datafolha revela forte apoio à democracia no Brasil

Por José Carlos Ruy*

Os brasileiros querem e apóiam a democracia, revela, nesta quarta-feira (4) uma pesquisa do instituto Datafolha.

O apreço pela democracia é demonstrado pela pesquisa: 69% dos entrevistados consideram a democracia como a melhor forma de governo.

Número que, por uma coincidência histórica notável é semelhante ao revelado pela pesquisa do Ibope feita entre os dias 9 e 26 de março de 1964 (às vésperas do golpe de Estado que deu início à ditadura militar). A pesquisa, que não fora divulgada até então, revela que 70% das pessoas consultadas votariam em João Goulart se ele fosse candidato na eleição presidencial prevista para 1965. A pesquisa foi encomendada pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), que estava no centro da conspiração para depor Goulart, a pretexto de que ele favorecia os comunistas. Em 2003, a documentação referente a esta pesquisa foi doada à Unicamp.

Os dados que estas pesquisas revelam permitem supor que é tradicional o apoio à democracia entre os brasileiros.

O índice apresentado ontem pelo Datafolha é o mais alto desde 1989, quando o instituto fez a primeira pesquisa com esta pergunta sobre a democracia.

Em junho deste ano, diz o Datafolha, 57% dos brasileiros haviam indicado preferir a democracia como melhor regime político, número que em poucos meses cresceu de maneira expressiva, chegando aos 69% agora revelados.

A pesquisa divulgada ontem traz dois dados animadores. Um deles mostra que 74% dos jovens (entre 16 e 24 anos) fazem esta opção pela democracia. Escolha também do povo, daqueles que estão na base da sociedade: entre os mais pobres, 63% pensam desta maneira, da mesma forma como os 84% de renda mais alta.

São números que oscilam bastante e certamente refletem a conjuntura de cada época. Em fevereiro de 1992, por exemplo, foi registrado o menor índice de apoio à democracia: 42%. Desapreço que, com certeza, revela o desencanto com o sistema que permitiu a manipulação midiática que resultou na eleição do neoliberal Fernando Collor de Mello que, na presidência da República, foi o autor de tantos atentados contra os direitos e a renda do povo e dos trabalhadores, contra a economia brasileira e a soberania nacional.

Desencanto que, ao longo daquele ano, resultou na expulsão do ocupante do Palácio do Planalto, pelo Fora Collor, o movimento de oposição àquele presidente que ocupou, democraticamente, as ruas e praças do Brasil.

O que significa democracia para os brasileiros? Esta pergunta não é feita nas pesquisas de opinião.

Democracia que certamente vai além da ação solitária do cidadão perante a urna eleitoral. Democracia significa o formalismo do exercício do direito de voto, da livre expressão do pensamento, do direito de ir e vir e de outras liberdades que compõem a cidadania. São direitos absolutamente imprescindíveis e que devem ser defendidos com afinco.

Para o povo e os trabalhadores a democracia formal, que garante a liberdade, é essencial. Mas democracia precisa ir além, e ser efetiva.. Ela requer a conquista e o cumprimento de direitos sociais amplos, que caracterizam o lema difundido pela Revolução Francesa: além de liberdade, a democracia é também igualdade e fraternidade.

O reconhecimento e respeito aos direitos sociais significa que, sendo livres, os homens são todos iguais, com igual direito à renda digna, à moradia, alimentação adequada, saúde, educação e segurança. Esta é a democracia efetiva e não formal pela qual os brasileiros lutam desde pelo menos os tempos da constituição de1934, que teve curta duração.

A democracia é a melhor forma de governo. Mas é também o avançado sistema social em que todos, iguais perante a lei, podem igualmente, e livremente, lutar pela conquista e consolidação de mais e melhores direitos para todos os seres humanos.