Sem categoria

Leitura dos evangelhos em tempo de falsos cristãos

Há quem se apresente com a Bíblia debaixo do braço, fale em nome de Jesus e do Exército (que não é o dos anjos do céu). Saudades de Millôr Fernandes e seu “livre pensar é só pensar”. Até o humor anda em baixa nesse tempo de falsos profetas e Messias armados de ódio até os dentes.

Por Ronaldo Correia de Brito*

Ronaldo Correia de Brito - Divulgação

01. “Muitos dos primeiros serão últimos, e muitos dos últimos, primeiros”. Mateus, 19-30.
Comentário: Basta olhar as mudanças nos números das pesquisas e crer nelas.

02. “Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não poderá subsistir. E se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não poderá se manter”. Marcos, 3-24,25.

Comentário: Então que se unam as forças do bem. Artistas, intelectuais, negros, mulheres, espíritas e até alguns médicos (a corporação mais reacionária) avançam na busca dessa união.

03. “Não há árvore boa que dê fruto mau, e nem árvore má que dê fruto bom; (…) O homem bom, do bom tesouro do coração tira o que é bom, mas o mau, de seu mal tira o que é mau; porque a boca fala daquilo de que está cheio o coração”. Lucas, 6-43,45.

Comentário: Para o bom entendedor, não citamos o nome de quem prega a violência, o ódio, o preconceito e o uso de armas.

04. “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. Mateus, 5-6.
Comentário: Mas para tanto precisamos lutar e escolher quem distribuirá o alimento e aplicará a justiça.

05. “Atenção para que ninguém vos engane. Muitos virão em meu nome dizendo ‘Sou Eu’ e enganarão a muitos”. Marcos, 13-5,6.

Comentário: Portanto, cuidado com o que é falso e cuja palavra não passa de um verniz superficial, que ao sol racha e à chuva mancha.

06. “Quando um homem forte e bem armado guarda sua moradia, seus bens ficarão a seguro; todavia, se um mais forte o assalta e vence, tira-lhe a armadura, na qual confiava, e distribui seus despojos”. Lucas, 11-21,22

Comentário: Aos que acreditam que armar a população resolverá o problema da segurança, pense duas vezes antes de escolher esta saída. Sempre haverá armas mais potentes nas mãos de inimigos mais poderosos.

07. “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram”. João, 10-7,8.

Comentário: Nunca acredite nessa afirmação, quando pronunciada por um homem. Os que chamam seus antecessores de ladrões e corruptos, e se apresentam como justos e honestos, possuem os indícios de que serão piores corruptos e desonestos.

08. “Não tenhais medo deles, portanto. Pois nada há de encoberto que não venha a ser descoberto, nem de oculto que não venha a ser revelado”. Mateus, 10-26.

Comentário: Somos muitos e é bastante estarmos unidos e firmes. E que não se exclua ninguém. Ninguém.

09. “Por que esta geração procura um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração nenhum sinal será dado”. Marcos, 8-12.

Comentário – Não bastam os sinais da história recente, do terror que vivemos sob um regime de exceção? O que mais querem de prova? Ah, geração sem memória! A cabeça é para pensar e lembrar; o coração para sentir; a vontade para dizer: não e nunca.

10. “Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’, e assim acontece. E quando sopra o vento sul dizeis: ‘Fará calor’, e isso sucede. Hipócritas, sabeis discernir o aspecto da terra e do céu; e por que não discernis o tempo presente?” Lucas, 12-54,55,56.

Comentário – Todos os sinais do mal foram revelados. Evite-os: ele não. Pois se fizeres a escolha errada, virão tempos de choro e ranger de dentes.

11. “O mercenário, que não é pastor,
a quem não importam as ovelhas,
vê o lobo aproximar-se,
abandona as ovelhas e foge,
e o lobo as arrebata e dispersa,
porque ele é mercenário
e não se importa com as ovelhas.
(…)
Eu dou minha vida pelas minhas ovelhas.
Me preocupo ainda com outras ovelhas
que não são deste redil;