Haddad tem o plano de governo mais completo para mobilidade urbana

Reduzir mortes no trânsito, apoiar e garantir infraestrutura segura para pedestres, ciclistas e outras formas de circulação não motorizada e desestimular o uso do carro estão entre as principais propostas da plataforma Mobilidade Ativa nas Eleições, que analisou programas de governo de todos os candidatos à Presidência da República.

mobilidade urbana

Entre os 13 concorrentes, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi o que contemplou o maior número de propostas sobre o tema, comprometendo-se diretamente com a redução das mortes no trânsito, por exemplo. O documento foi elaborado por 17 organizações em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês).

Segundo o programa de Haddad, em um eventual governo dele seriam desenvolvidas “políticas para redução drástica dos acidentes e mortes no trânsito, através de ações permanentes nas escolas e junto à sociedade, com melhoria na formação de condutores e com redução de velocidade nos centros urbanos”.

Também propõe melhorar as condições do transporte coletivo por meio de financiamentos aos estados e municípios. E apoiar estados e municípios na implementação de ciclovias. Haddad também propõe priorizar os modos ativos de mobilidade no orçamento nacional e desestimular o uso do carro.

Marina Silva (Rede) também se compromete com a redução de mortes no trânsito. E em incentivar os “modais de transporte com baixa emissão de poluentes”. A candidata da Rede pretende apoiar municípios de regiões metropolitanas a realizar um planejamento conjunto da área urbana, para garantir, entre outras coisas, a melhoria do acesso a um transporte coletivo.

Propõe ainda precificar a poluição, com aumento progressivo da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) combustíveis, de acordo com a intensidade do poluente.

O candidato do Psol, Guilherme Boulos, fala em desestimular o uso do carro e desenvolver uma política de financiamento e subsídios dos serviços de transporte coletivo que estipule os preços máximos das tarifas. O candidato também pretende garantir a priorização dos sistemas de transporte não motorizado e coletivo sobre o carro particular, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Ele também indica a adoção de uma política de redução de mortes no trânsito, mas sem detalhar a proposta.

Sem detalhamento, o candidato Ciro Gomes (PDT) compromete-se a garantir acessibilidade e incentivar o adensamento urbano em programas habitacionais, reforçando a prestação de serviços no entorno de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, dentre eles a mobilidade. E a garantir a eliminar restrições de acessibilidade e mobilidade em geral e realizar um pacote de investimentos na área, bem como a adotar sistemas de precificação da poluição.