Haddad foi considerado o melhor prefeito da América Latina

O atual candidato à presidência do Brasil pelo PT, Fernando Haddad, foi eleito o melhor prefeito da América Latina e do Caribe, quando ocupava o cargo na capital paulista, em 2016. O prêmio se deu devido a um projeto de governo cujo objetivo era conectar produtores rurais de alimentos orgânicos aos restaurantes na cidade.

haddad

Os esforços de Haddad, enquanto prefeito de São Paulo, para impulsionar uma alimentação mais saudável foram reconhecidos pela ONU. Além deste projeto de ligar os produtores aos consumidores através de uma plataforma, o prefeito, e agora candidato à presidência, também sancionou a lei que garantia alimentação orgânica, ou de origem agroecológica, para as crianças das escolas municipais.

“Após um competitivo processo de seleção que durou um ano, São Paulo surgiu como a cidade vencedora baseada em quatro critérios: a visão e criatividade da proposta, potencial de impacto, potencial de transferência e viabilidade de implementação”, afirmou um dos organizadores do prêmio Michael Bloombert, James Anderson.

Com o resultado, a cidade de São Paulo recebeu US$ 5 milhões (o equivalente a cerca de mais de R$ 20 milhões) para implementar o projeto Ligue os Pontos, que beneficiou toda a beneficiar toda a população.

O projeto consiste em uma plataforma digital para conectar agricultores rurais orgânicos da cidade com restaurantes e mercados. Para Ermínia Maricato, professora universitária e ex-secretária executiva do Ministério das Cidades do governo federal, “além de dar uma saída aos produtos orgânicos dos produtores paulistanos a proposta dá às terras da zona sul de São Paulo outro destino, que não a ocupação predatória e ilegal dos loteamentos clandestinos, como vem acontecendo há mais de 50 anos. A produção rural orgânica é coerente com a região que é produtora de água. O uso alternativo, agricultura orgânica e turismo gastronômico, conferindo outra finalidade econômica para essas terras, podem assegurar um futuro mais sustentável”.

O concurso foi realizado entre 290 cidades de 19 países e Hadda venceu por ter o projeto mais inovador e com alta viabilidade de implementação.