Apoiadores de Bolsonaro destroem placa em homenagem a Marielle

O candidato a deputado estadual pelo partido de Jair Bolsonaro (PSL) e ex-candidato a vice-prefeito do Rio, na chapa de Flávio Bolsonaro, Rodrigo Amorim publicaram uma foto quebrando ao meio uma placa onde se lia Rua Marielle Franco, em homenagem a vereadora assassinada este ano. A imagem causou indignação nas redes sociais.

Por Verônica Lugarini

placa marielle franco - Reprodução/Facebook

A vereadora do PSOL, Marielle Franco foi assassinada em abril deste ano. Quatro tiros a atingiram na cabeça depois de participar de um evento na Lapa, no Rio. Conhecida pela sua atuação em direitos humanos, Marielle foi novamente assassinada.

Nesta quarta-feira (03), viralizou nas redes sociais uma foto que mostra dois homens que com camisetas de apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) quebrando uma placa de rua onde se lia Rua Marielle Franco. A placa era uma homenagem a vereadora do PSOL assassinada em abril deste ano e que tinha sido colocada em algumas ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Os dois homens da foto, porém, são candidatos pelo PSL, partido do capitão da reserva. O que aparece de camiseta preta é Rodrigo Amorim, candidato a deputado estadual. O de camiseta amarela é Daniel Silveira, candidato a deputado federal.

A imagem gerou revolta e indignação. Para a candidata à vice-presidência Manuela d’Ávila, da coligação PT-PCdoB, pessoas que que pregam o ódio não podem chegar ao poder e que o ódio não pode virar piada.

Para o senador Lindbergh Farias (PT), "a barbárie nua e crua. Marielle Franco, a vereadora barbaramente assassinada em um crime político até hoje não solucionado, é vítima de nova violência. Agora é a sua memória que é atacada por dois trogloditas que desprezam a vida humana. Não podiam mesmo ser apoiadores de outro".

Já a deputada Maria do Rosário (PT) disse que a imagem “mostra a podridão moral do candidato na camisa deles” e completou a postagem dizendo: “Eles se enganam se acham que Marielle tá esquecida. Ela é cada mulher preta. E é coragem pra todas lutarmos contra seus assassinos simbolizados em vocês”. Maria do Rosário foi ofendida por Bolsonaro quando ele disse, em 2014, que ela não merece ser estuprada por ser 'muito feia'.

A jornalista Eliane Brum também se mostrou indignada com a postagem:

O deputado estadual Marcelo Freixo, candidato a deputado federal pelo PSOL, já disse ter levado o caso à polícia. Segundo ele, é preciso saber por que ele tem tanto ódio da Marielle.

Em texto, Rodrigo Amorim tentou 'justificar' o ocorrido dizendo que, em uma suposta "depredação do patrimônio público, (aliados de Marielle) removeram ilegalmente" a placa com o nome original, "colando uma placa fake (falsa) com os dizeres 'Rua Marielle Franco' em cima da placa original". O candidato continua: "Cumprindo nosso dever cívico, removemos a depredação e restauramos a placa em homenagem ao grande marechal".