Ibope: Haddad sobe dois pontos e vence no segundo turno

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado de mais uma pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. De acordo com o instituto, Fernando Haddad oscilou dois pontos percentuais para cima e se mantém isolado na segunda posição. No levantamento anterior, anunciado na segunda (1º ), ele tinha 21% e agora tem 23%. Já Bolsonaro, em primeiro lugar, subiu apenas um ponto, de 31% para 32%. Na simulação de segundo turno, Haddad aparece à frente com 43% contra 41%.

Haddad no Rio de Janeiro - Ricardo Stuckert

Segundo a pesquisa, Ciro Gimes (PDT) caiu de 11% para 10%; Alckmin foi de 8% para 7%; Marina se manteve com 4%. Os indecisos foram de 5% para 6% e os brancos ou nulos, de 12% para 11%.

João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) figuram com 2%; Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota), com 1%; Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) têm 0%.

O levantamento foi realizado entre 1 e 2 de outubro. O Ibope entrevistou 3.010 eleitores e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto também calculou o percentual de votos válidos de cada candidato. Para isso, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Bolsonaro tem 38%; Haddad, 28%; Ciro Gomes, 12%; Alckmin, 8%; Marina Silva, 4%.

O resultado indica realização de segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

O Instituto também perguntou: “Dentre estes candidatos a presidente da República, em qual o(a) sr.(a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?”. A taxa de rejeição de Bolsonaro permanece a maior, em 42%. Haddad tem 37%; Marina, 23%; Alckmin, 17% e Ciro, 16%.