"Dedo da Ferida", um filme sobre crise econômica; veja aqui

Veja abaixo o documentário “Dedo na ferida”, do cineasta Silvio Tendler, que traz uma análise econômica de diversos países e o cotidiano de pessoas afetadas pela desigualdade.

silvio tendler

O filme trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos, em um cenário onde a lógica do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social.

Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida enquanto a perversão do capital só aspira à concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, artistas e intelectuais lutam para transformar o mundo levantando temas como o fim dos direitos sociais, o desemprego, o mercado e o consumo. A arte se converte em ferramenta de mudança social provocando discussões que não interessam aos 1% mais ricos.

O documentário entrevista personalidades como o cineasta Costa-Gavras; Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia; Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil; os intelectuais Maria José Fariñas Dulce (Universidade Carlos III, Espanha) Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra) e David Harvey (University of New York, Estados Unidos) ; os economistas Ladislau Dawbor (PUC-SP), Guilherme Mello (Unicamp) e Laura Carvalho (USP), entre outros.