Pesquisa BTG aponta Haddad no 2º turno e Bolsonaro em queda

Pesquisa do BTG Pactual encomendada à FSB Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (01), aponta que o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) oscilou negativamente de 33% para 31% nas intenções de voto. Enquanto isso, Fernando Haddad (PT) cresceu um ponto percentual (p.p.) para 24%.

Haddad e Bolsonaro

O levantamento semanal do BTG Pactual apontou uma queda de 10 para 7 pontos na diferença entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no topo da disputa presidencial. Segundo a pesquisa, o candidato do PSL oscilou negativamente de 33% para 31%, na margem de erro em relação à última pesquisa. O presidenciável Fernando Haddad cresceu um ponto também na margem de erro, atingindo 24% das intenções de voto no cenário do primeiro turno.

Com isso, Haddad continua subindo desde o levantamento da semana do dia 15 e 16 de setembro, quando tinha 16% das intenções e foi para 23% nos dias e 22 e 23 e agora para 24%, diminuindo a diferença entre os candidatos.

Em seguida, aparecem Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) empatados tecnicamente com 11% e 9% das intenções de voto, respectivamente.

João Amoêdo (Novo) cresce e vai para 5% da intenção de votos, passando Marina Silva (Rede) que têm 4%. Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) atingiram apenas 2%. Brancos/nulos representam 2%. Não sabe/não respondeu (4%).

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro caiu de 31% para 28% em uma semana e Haddad cresceu, de 17% para 18%.

Segundo turno

No segundo turno, a sondagem aponta empate técnico entre Bolsonaro, com 43%, e Haddad, com 42%.

O mesmo acontece em um cenário de segundo turno entre o candidato do PSL e Alckmin, o tucano teria 42% das intenções e Bolsonaro 41%. Já na simulação de Bolsonaro com Marina Silva, a candidata perderia com 39% contra 44%.

Metodologia

A pesquisa semanal da FSB para o banco BTG/Pactua foi realizada entre os dias 29 e 30 de setembro com 2000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.